sexta-feira, 16 de março de 2012

NOVO iPad






Filas marcam chegada do novo iPad

Mais uma vez, Apple consegue levar aglomerações de consumidores às suas lojas em busca de um novo modelo do tablet


15 de março de 2012 | 21h 26
estadão.com.br

Atualizado às 11h29
SÃO PAULO - O início das vendas do novo iPad, marcado para esta sexta-feira em alguns países, começou antes em Cingapura, Japão, Austrália e Hong Kong por conta do fuso horário. Sites de tecnologia locais contam que filas se formaram em frente a todas as lojas, como ocorre sempre quando o assunto é um produto da Apple.
Uma exceção foi a Apple Store de Hong Kong, que pedia aos interessados em comprar o tablet para não acamparem nas redondezas da loja, como fizeram fãs do iPad em Londres dias antes da venda. Para evitar confusão semelhante à ocorrida durante o primeiro dia de venda do iPhone 4S em Pequim, a loja encorajou os consumidores a usarem um sistema online de senhas de reserva e retirada, segundo blogs especializados. "Se você quiser comprar um novo iPad em Hong Kong, você terá de concorrer em uma loteria para ter essa chance", diz o blog M.I.C. Gadget, que cobre as novidades da área da tecnologia na Ásia.
Por essa razão, os cambistas estariam furiosos. O blog explica que a medida da Apple pode ser um modo de prevenir que pessoas vindas de outras regiões da China comprem os aparelhos para revendê-los depois por um preço superior. O blog Engadget observa que o aviso do Apple, no entanto, não evitou que uma fila se formasse na porta da loja.
Online. Em Cingapura, as filas formadas não foram tão longas como as vistas no dia da venda do iPhone 4S, último smartphone lançado pela Apple, segundo sites de tecnologia locais. Mas o motivo pode não ser a falta de apelo, e sim o fato de várias operadoras venderem o tablet online. Ainda assim, cem pessoas formavam fila às 23h30 de quinta-feira à espera do novo iPad.
A primeira a comprar o aparelho foi Julie Seah. "Ela ficou 11 horas na fila, no clima úmido e quente de Cingapura, para depois ser conduzida à área do ar condicionado. Meu Deus, ela realmente queria muito esse iPad", brinca o blog Cnet, que acompanhou o evento.
Na Austrália, a corrida pelas primeiras unidades da nova geração de iPads não aconteceu em uma das elegantes lojas da Apple em Sydney, mas do outro lado da rua, em uma loja da operadora de telefonia australiana Telstra. Duas lojas da Telstra abriram as portas pouco depois da meia-noite para começar a vender o aparelho, se adiantando em oito horas às lojas da Apple.
O gerente de construção David Tarsenko, primeiro da fila para comprar um iPad, disse que desde que o presidente executivo da Apple, Tim Cook, mostrou a nova geração do tablet, ele mal podia esperar para comprá-lo. "Quando Tim Cook fez o anúncio, parecia uma ferramenta mágica. Acho que me deixei convencer pela promoção", disse.
O iPad de terceira geração da Apple - que oferece uma tela de alta definição e uma câmera de melhor qualidade - pode se conectar via redes móveis de alta velocidade 4G LTE, ou Long-Term Evolution. Mas a versão à venda não é compatível com a rede 4G da Telstra na Austrália.
Walt Mossberg e David Pogue, dois comentaristas conhecidos, elogiaram a nova tela do iPad. Mossberg disse que "usar a nova tela é como começar a usar óculos novos", enquanto Pogue disse que ela tornava os textos "espantosamente nítidos".
Além dos locais já citados, o novo iPad também começou a ser vendido hoje nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. No dia 23 de março, o aparelho estará disponível para compra no México, na Nova Zelândia, em Macau (China) e em mais 22 países da Europa. A empresa ainda não mencionou quando o novo iPad chega ao Brasil. /Nayara Fraga, do Estadão.com.br, 

Nenhum comentário: