sábado, 2 de julho de 2011

QUEM É O IDIOTA???



01/07/2011
 às 19:45 \ governo Dilma Rousseff

Revista VEJA

Jobim tenta se justificar: “Idiota é quem faz intrigas”

“Estão querendo criar intriga entre a gente”, afirmou a presidente Dilma Rousseff ao receber o ministro da Defesa, Nelson Jobim, no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira. O ministro respondeu prontamente: “Isso justifica (o termo) idiotas”.
Com esse argumento – de que idiotas seriam os jornalistas que teriam noticiado de forma distorcida suas declarações – Jobim quis desfazer o mal-estar que criou ao discursar durante homenagem aos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso, nesta quinta-feira. As declarações do ministro na ocasião foram consideradas uma indireta contra a gestão da presidente Dilma Rousseff.
“O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento”, afirmou Jobim, parafraseando o dramaturgo Nelson Rodrigues.
A assessoria do ministro informou que o ministro chamou de idiotas “as pessoas que se utilizam da imprensa para fazer intrigas”. Entre essas pessoas haveria alguns jornalistas. Em contrapartida, completa a assessoria, a palavra “idiota” não seria uma referência a toda a classe jornalística.
Curiosidade - Essa não é a primeira vez que Jobim cita o texto de Nelson Rodrigues. Em 2005, quando era presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro ficou irritado com as suspeitas de que estaria atuando em defesa de petistas no tribunal. “Os idiotas perderam a modéstia”, atacou Jobim na época.
O ministro chegou ao STF em abril de 1997, por indicação do então presidente FHC. Ganhou o apelido de “líder do governo tucano” na Suprema Corte.
(Luciana Marques, de Brasília)

Nenhum comentário: