domingo, 31 de julho de 2011

JOÃO KLEBER E O SEU TESTE DE "FIDELIDADE"


Televisão

Revista VEJA

Para ex-mulher, o irascível João Kleber de ‘A Fazenda’ é versão light do apresentador

'Ele está controlado', diz diretora de TV que foi casada com o apresentador por dez anos e o deixou por ator do 'Teste de Fidelidade'

Mariana Zylberkan
O apresentador João Kléber, participante de 'A Fazenda 4'
O apresentador João Kléber, participante de 'A Fazenda 4' (Divulgação)
Ele responde pela maioria das brigas no reality show A Fazenda 4, da Rede Record. Arranca lágrimas e inspira inimizades de mulheres, mas também não poupa os homens de seus comentários ferinos. Irascível, só encontra ombro amigo entre as ovelhas do curral, para quem não se cansa de maldizer os colegas de confinamento. Pode parecer incrível, mas essa é a versão light do apresentador João Kleber. De acordo com a diretora de TV Vânia de Barros, com quem foi casado por dez anos, ele está muito mais controlado que de costume. 

“João não é violento, mas temperamental e impulsivo. Vejo que está se esforçando para ser diferente lá dentro”, diz Vânia, que, apesar da separação, segue amiga de João Kleber. O empenho em se acalmar seria parte de um plano para reformar sua imagem de do apresentador exaltado e fomentador de intrigas, gerada pelo Teste de Fidelidade, programa da Rede TV! em que espectadores colocavam seus parceiros à prova a partir da investida de atores sensuais. “Foi uma maneira que ele encontrou de mostrar às pessoas que não é só aquele cara que berra na televisão”, diz Vânia.

A estratégia, porém, não vem surtindo efeito. Ninguém em A Fazenda – exceto quem sabe as ovelhas – entendeu que o João Kleber do reality show é uma versão mais suave dele mesmo. Tanto que na última terça, quando deviam escolher alguém para a roça (o paredão do programa da Record), as oito mulheres da casa lhe deram sete de seus votos. Só a fazendeira (líder) Anna Markun votou diferente, seguindo o critério que havia imposto de mandar para a berlinda alguém que houvesse infringido uma regra e provocado uma punição coletiva.

A pouco sutil Joana Machado, mais conhecida como a ex-barraqueira do jogador Adriano, esteve a ponto de se benzer ao se ver na mira do apresentador, na primeira festa do programa. Sem se importar com a aparência de Fofão proporcionada por intervenções estéticas, João Kléber lançava olhares sedutores para a personal trainer. A funkeira Valesca Popozuda percebeu o clima de sedução e comentou com a amiga. “Você acha? Eu, hein, cruz credo. Estou fora”, respondeu, categórica, Joana.
Divulgação
O apresentador João Kleber
O apresentador João Kleber em seus tempos de 'Teste de Fidelidade'


Mudança e fidelidade – O último trabalho de João Kleber na TV foi como apresentador doPrograma da Tarde, na Record Europa, onde mora há cinco anos. A atração reunia competições e entrevistas com celebridades portuguesas. Após dois anos no ar, no final de 2010 João Kleber afirmou que reincidiria contrato por discordar de uma redução em sua participação sobre os merchandisings do programa. Oficialmente, a Record Europa diz que o contrato do apresentador venceu em 31 de dezembro de 2010 e não foi renovado. Antes disso, João Kleber comandou o Fiel ou Infiel, na portuguesa TVI, onde trabalhou entre 2006 e 2008 repisando a fórmula do Teste de Fidelidade

João Kleber trocou o Brasil por Portugal em 2006, depois de acumular uma série de insatisfações em sua vida pessoal e profissional. A decisão, conta Vânia, foi tomada depois que o apresentador passou duas horas sob a mira da metralhadora de assaltantes na cobertura em que morava, nos Jardins. 

Contribuiu também para a mudança o episódio em que o Ministério Público tirou a RedeTV! do ar por um dia inteiro como punição à veiculação de mensagens homofóbicas no programa Tarde Quente, apresentado por Kleber. Logo depois, a emissora dispensou o apresentador, que já se dividia entre Brasil e Portugal.

Mas a decisão de ficar de vez em Portugal veio mesmo quando João Kleber teve a chance de provar do próprio veneno. Rumores de que Vânia, diretora da atração e sua mulher na época, estava tendo um caso com um dos autores de Teste de Fidelidade detonaram uma crise conjugal. “Tudo não passou de fofoca, mas o João fez um estardalhaço tão grande por causa disso que nos separamos”, se defende Vânia. “Depois disso, eu me relacionei mesmo com o ator, mas já estava separada.”

No fim, o amor falou mais alto e João e Vânia se reconciliaram depois do apresentador entender que a mulher não o havia traído. O casal, porém, precisava de novos ares para retomar a relação e decidiram fazer isso às margens do rio Tejo, em Lisboa. Quatro anos e meio depois, eles se separaram novamente.

Marido presente – Além das interações nada amigáveis com as colegas de confinamento, João Kleber também virou assunto dentro da casa do reality por outro motivo. Os participantes de A Fazenda 4 têm especulado sobre a bissexualidade do apresentador. O paraquedista Gui Pádua contou que leu uma declaração do próprio João Kleber sobre o assunto em um site de pesquisas na internet. 

Para Vânia, tudo não passa de mera especulação. “Ele sempre foi um marido presente”, garante.

Nenhum comentário: