quarta-feira, 27 de julho de 2011

MALANDRAGEM BRITÂNICA - EX-CATADOR DE LIXO INVENTA FILA PARA O IPHONE 5



Britânico criou campanha na web para chamar a atenção da mídia.
Mais de 150 empresas já doaram dinheiro e produtos, diz Rob Shoesmith.

Laura BrentanoDo G1, em São Paulo
Ex-catador de lixo, Shoesmith atraiu a atenção da mídia quando foi contratado como executivo por uma empresa de aplicativos na Inglaterra, em 2009 (Foto: Arquivo Pessoal)Ex-catador de lixo foi contratado como executivo por
empresa na Inglaterra (Foto: Arquivo Pessoal)
Para chamar a atenção da mídia, um ex-catador de lixo no Reino Unido espalhou na internet que irá acampar na fila pelo iPhone 5, mesmo sem o anúncio oficial da Apple. Rob Shoesmith, de 29 anos, criou uma campanha em busca de doações para que ele consiga “sobreviver” na fila sem gastar nada. O sucesso do projeto levou alguns sites a acreditarem que Shoesmith já havia começado o acampamento.
“Eu precisava de uma ideia que pudesse se espalhar pelo mundo rapidamente. Como a Apple é uma empresa enorme, pensei na possibilidade de ficar na fila pelo iPhone 5 sem gastar nenhum dinheiro, vivendo apenas de doações”, explicou Shoesmith ao G1.
Hoje publicitário, a ideia do britânico surgiu durante o seu trabalho na empresa de aplicativos MEDL Mobile. “Eu sou relativamente novo na área de marketing e precisava criar mais contatos na mídia e ser notado na indústria”, contou. Um carro foi a maior doação já recebida por Shoesmith. “A montadora vai nos dar um veículo para transportar os produtos e para viagens futuras”, explicou.
Mais de 150 empresas já doaram para que Shoesmith dê início ao seu acampamento em frente à loja da Apple em Londres. Ao todo, ele conseguiu mais de US$ 64 mil em doações, entre equipamentos para acampar, gadgets, comida, roupas e produtos de beleza.

No entanto, o publicitário ainda não está satisfeito com o número. No blog que atualiza com notícias sobre o acampamento, o publicitário pediu a “doação” de dentistas e massagistas.“Como vou ficar um longo período acampando, acho que devo usar esse tempo produtivamente e agendar alguns compromissos que normalmente eu adio por estar muito ocupado”, escreveu.
Shoesmith testa os produtos doados: cama inflável, saco de dormir e travesseiro (Foto: Arquivo Pessoal)Shoesmith testa os produtos doados: cama inflável, saco de dormir e travesseiro (Foto: Arquivo Pessoal)
Ex-catador de lixo, Shoesmith precisou largar a faculdade de marketing por falta de dinheiro. O emprego na MEDL Mobile surgiu por meio de uma sugestão de aplicativo que ele fez à empresa. O programa para iPhone "Problem Halved" permite aos usuários compartilhar os seus problemas com outras pessoas. “Para a minha surpresa, o aplicativo atingiu o segundo lugar entre os mais baixados no iTunes no Reino Unido”, contou Shoesmith. “Devido à grande atenção da mídia que eu atraí, a MEDL Mobile me contratou como executivo de marketing”.

Shoesmith ainda não anunciou quando começará o acampamento pelo iPhone 5. “A data de início é segredo e eu divulgarei no meu blog e no Twitter assim que toda a estrutura estiver montada. Pode ter certeza que irei acampar durante um bom tempo”.

Nenhum comentário: