sexta-feira, 1 de julho de 2011

HUGO CHÁVEZ ANUNCIOU QUE ESTÁ COM CÂNCER

Depois de três semanas de suspense, o presidente da Venezuela anunciou que está com câncer. O tumor maligno já foi removido de seu corpo, mas ele continuará em Cuba para se tratar
REDAÇÃO ÉPOCA
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou aquilo de que já se suspeitava há semanas: está com câncer. Ele revelou que foi submetido a uma operação em um hospital de Havana, em Cuba, para a remoção de um tumor cancerígeno, e que continuará no país sendo tratado. Chávez já estava em Havana há três semanas, e internou-se na ilha por causa de um abscesso no joelho. 

“Depois das excelentes visitas que fizemos ao Brasil e Equador, entre os dias 5 e 7 de junho, chegamos à sempre solidária Cuba para concluir a jornada com a revisão e assinatura de novos acordos de cooperação. Confesso que do ponto de vista de minha saúde, apenas previa realizar examed de rotina em meu joelho esquerdo, já quase recuperado daquela lesão que sofri em março”, afirmou Chávez em discurso oficial transmitido a partir da ilha de Cuba. 

Segundo o presidente venezuelano, foi o líder cubano Fidel Castro quem lhe deu a má notícia do câncer. Chávez admitiu que já não se sentia bem há algumas semanas, mas não acreditava ser nada grave. “Foi aí que se detectou uma estranha formação na região pélvica que resultou em uma intervenção cirúrgica emergencial, ante o iminente risco de uma infecção generalizada”, disse Chávez.


O presidente da Venezuela se disse extremamente emocionado com todas as mensagens e cartas de apoio que vem recebendo de seu povo, e se mostrou bastante comovido ao fazer a transmissão. 

“Depois da primeira operação, começou o tratamento intensivo com antibióticos, que resultou em uma evolução positiva no meu quadro. Durante os processos de drenagem e de curativos, foram aparecendo suspeitas da presença de outras formações celulares não detectadas até então”, afirmou o venezuelano. 

A partir daí, Hugo Chávez foi submetido a uma série de exames específicos até que se detectasse o tumor maligno, rapidamente extraído de seu corpo durante “uma intervenção maior realizada sem complicações". 

Sobre a suspeita de que a condição o afastaria do governo, Chávez afirmou que não haveria com o que se preocupar pois, mesmo internado, manteve-se a par de tudo o que acontecia em seu país. Ele assegurou ainda que está sendo tratado por um time de médicos excelentes, e que está se recuperando da situação. 

"Todo esse amor e toda essa solidariedade constituem a mais sublime energia que impulsionam minha vontade de vencer esta nova batalha que a vida nos pôs à frente", disse. "Com minha esperança suprema por enquanto e para sempre, viveremos e venceremos. Muito obrigado, até o meu retorno", encerrou o presidente.

Nenhum comentário: