terça-feira, 28 de agosto de 2012

LUIZ ANTONIO GARGIONE: PÉ NA BUNDA


Nossa Região
Jornal O VALE
August 28, 2012 - 01:55

FVE demite filho de Gargione

FVE demite filho de Gargione. Foto: Aaron Kawai
FVE demite filho de Gargione. Foto: Aaron Kawai
Seis meses após afastamento de ex-reitor, Luiz Antonio Gargione perde o cargo de diretor do Parque Tecnológico da Univap; professor não comenta demissão
JULIO CODAZZI
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Luiz Antônio Gargione não é mais o diretor do Parque Tecnológico da Univap. Ele foi demitido nove meses depois do desligamento do pai, Baptista Gargione Filho, que foi reitor da universidade durante 20 anos.
A demissão de Luiz Antonio Gargione foi determinada pela FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino), entidade mantenedora da universidade. Ontem, a reportagem de O VALE procurou o presidente da Fundação, Samuel Ximenez Costa, mas ele não foi localizado para explicar a decisão.

Histórico. Baptista Gargione Filho, que também foi presidente da FVE durante 30 anos, foi demitido em novembro do ano passado, após intervenção do Ministério Público. Ele chegou a ser investigado por suspeitas de fraude e nepotismo.
Sobre essa última acusação, a principal reclamação era justamente pela presença de Luiz Antonio no quadro defuncionários.
No final de década de 90, o filho do ex-reitor foi autorizado a um afastamento remunerado de dois anos. Nesse período, ele faria um curso de mestrado na Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Segundo denúncia de ex-professores, Luiz Antonio recebeu o dinheiro, mas teria frequentado curso em outra universidade.

Repercussão. “Ele nunca teve competência, só ficava no cargo por causa do pai. Acredito que a saída dele seja boa para a Univap”, afirmou Darwin Bassi, ex-professor da universidade. “Todo o pessoal que cercava o Gargione deveria sair. Eu acredito que a limpeza está apenas começando”.
A notícia da demissão também foi bem recebida por quem integrava o movimento estudantil na Era Gargione. “Faz parte do processo de renovação. É o caminho que a universidade precisa trilhar para caminhar para frente”, disse João Lucas Guizalberte, ex-presidente do diretório acadêmico do curso de História.

Outro lado. A reportagem de O VALE conversou ontem com Luiz Antonio Gargione, mas ele não quis comentar a demissão.

http://www.vejosaojose.com.br/americanodenunciagargione.htm
domingo, 19 de dezembro de 2010 FVE/UNIVAP - CAIXA PRETA Não é de hoje que a " direção" da FVE faz e desfaz, como se esta entidade, mantida com dinheiro dos contribuintes joseénses e pelo governo federal, fosse um feudo de propriedade total da famiglia, digo, familia Gargione. E o pior, que em uma cidade, onde não se ouve a voz altiva e ativa do prefeito e vereadores, os Gargiones, sentem-se"donos" da verdade, na maior cara-dura, enfrentando às próprias leis. Percebe-se que existe alguma rixa mal resolvida, ciúmes de homem, pior coisa que existe, segundo os psicólogos e birra deste "pseudo" reitor. Esperamos que apareça alguém de coragem ilibada para deter este mastodonte e sua troupe, pois o mesmo acredita que abaixo de Deus, está êle! Alvaro Pedro Neves Pereira A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), com sede à Praça Cândido Dias Castejón, 116, Centro, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo, inscrita no Ministério da Fazenda sob o nº 60.191.244/0001-20,Inscrição Estadual 645.070.494-112, é uma instituição filantrópica e comunitária, que não possui sócios de qualquer natureza, com seus recursos destinados integralmente à educação, instituída por escritura pública de 24 de agosto de 1963, lavrada nas Notas do Cartório do 1º Ofício da Comarca de São José dos Campos, às folhas 93 vº/96 vº, do livro 275. A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), mantida pela FVE, tem como área de atuação prioritária o Distrito Geoeducacional, DGE-31. Sua missão é a promoção da educação para o desenvolvimento da Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte (DGE-31). Até o presente, a UNIVAP possui os seguintes Campi: a) Campus Centro, em São José dos Campos, situado à Praça Cândido Dias Castejón, 116, e à Rua Paraibuna, 75. b) Campus Urbanova, situado à Av. Shishima Hifumi, 2911, que abrange os territórios dos municípios de São José dos Campos e Jacareí. c) Unidade Aquarius, em São José dos Campos, situado à Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 d) Unidade Villa Branca, localizado em Jacareí, na Estrada Municipal do Limoeiro, 250. Postado por Alvaro Pedro Neves Pereira às 05:15 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut Links para esta postagem Marcadores: FVE, GARGIONE, UNIVAP http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com.br/search?q=FVE-CAIXA+PRETA
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 28/08/2012 10:12
Que maravilha! Fico muito feliz de saber que nós estudantes tivemos participação ativa no processo que iniciou essa "limpeza ética" na Universidade. Na faculdade de Direito, no que diz respeito ao ensino, de fato as coisas estão melhorando. Que a renovação seja completa, para que apenas os realmente capacitados possam exercer o magistério e formar dissentes com excelência acadêmica. É como diz uma frase da teoria do caos: "Algo tão pequeno quanto o vôo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo". Que os próximos movimentos estudantis dentro da UNIVAP continuem pleiteando essa mudança.
Comentado por Gabriel Nogueira, 28/08/2012 08:57
Além do mais é um cargo muito importante para ser acupado por um influenciável.
Comentado por Clovis Teixeira, 28/08/2012 08:35
Ótima medida da Fundação. Deveriam aproveitar e fazer uma auditoria nas verbas envolvidas no Parque Tecnológico. Deve existir muitos tentáculos de Gargione nesse departamento.
Comentado por Winston Churchil, 28/08/2012 06:11
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: