segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CECILIA GIMÉNEZ, A PICHADORA SEM NOÇÃO


Da Agência Efe

Um site na internet criou uma ferramenta que permite que internautas façam suas próprias versões da "pior restauração do mundo". Quem entra no "Cecilia Prize" pode imitar o trabalho feito pela espanhola Cecilia Giménez, a idosa que tentou recuperar uma obra de arte do século XIX, mas acabou distorcendo a imagem de Jesus.
Página 'The Cecilia Prize' permite que internautas recriem suas versões para a 'pior restauração do mundo' (Foto: Reprodução)Página 'The Cecilia Prize' permite que internautas recriem suas versões para a 'pior restauração do mundo' (Foto: Reprodução)
Com um pincel de programas como o Paint, o site deixa que cada pessoa faça alterações no Ecce Homo e publique na internet. Em pouco tempo já há centenas de versões publicadas em redes de relacionamento.
AnáliseUma equipe de restauradores profissionais irá nesta segunda-feira ao santuário espanhol de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja (Zaragoza) para analisar o estado em que se encontra a tentativa de restauração do "Ecce Homo", que deu a volta ao mundo pela internet e dominou as redes sociais.
O prefeito de Borja, Francisco Miguel Arilla, afirmou em declaração à Agência Efe que a prefeitura não tomou nenhuma decisão sobre o futuro da restauração que Cecilia Giménez fez do 'Ecce Homo' pintado pelo artista Elías García Martínez em um dos muros da igreja do santuário no início do século XIX.
Arilla acrescentou que prefere esperar os relatórios técnicos da equipe, que já colaborou com o Consistório de Borja na restauração de outras obras, para tomar uma decisão a respeito.

No domingo, centenas de pessoas voltaram a lotar a igreja com o objetivo de ver a restauração e fazer uma foto com a obra, reconheceu o prefeito.

Durante a semana, chegará à cidade uma segunda equipe de restauradores, do governo estadual, para fazer outro estudo da intervenção e oferecer possíveis soluções. Os profissionais foram disponibilizados pela secretária de Cultura, María Dolores Serrat, na sexta-feira.
Quanto ao estado de Cecilia Giménez, Arilla disse que está melhor e muito mais tranquila depois que, neste sábado, vários vizinhos e amigos foram vê-la e ofereceram todo o apoio e carinho, enquanto uma romaria anual atraiu ao santuário milhares de pessoas.
No domingo, a Associação de Moradores do Santuário de Misericórdia de Borja emitiu um comunicado no qual dá "todo o apoio e reconhecimento" a sua vizinha Cecilia Giménez e solicita à Prefeitura "que mantenha a pintura do Ecce Homo no estado atual", levando em conta "o apoio majoritário dos membros e de inúmeros cidadãos que se manifestaram em várias redes sociais".
A partir da esquerda, a obra de Elías García Martínez original, deteriorada e depois da 'restauração'. (Foto: AFP)A obra original de Elías García Martínez (esq), deteriorada (centro) e depois da 'restauração'. (Foto: AFP)
Além disso, a associação manifestou sua intenção de "propor iniciativas à prefeitura de Borja para conduzir de forma positiva" o caso.
Por fim, acrescenta que a Associação se sentiria "muito honrada" se, dentro da atividades culturais do órgão, "Cecilia Giménez expusesse sua obra pictórica".
Cecilia Giménez, a espanhola que tentou restaurar uma pintura, mas acabou alterando totalmente a obra (Foto: Reprodução)Cecilia Giménez, a espanhola que tentou restaurar uma pintura, mas acabou alterando totalmente a obra (Foto: Reprodução
)

Nenhum comentário: