segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ASSANGE ( WIKILEAKS ) X ROSEANE SARNEY X TASSO JEREISSATI


Revolucionário Assange já fustigou Tasso e Roseana

Revolucionário Assange já fustigou Tasso e RoseanaFoto: Edição/247

SITE WIKILEAKS, QUE PERTENCE AO AUSTRALIANO REFUGIADO NA EMBAIXADA DO EQUADOR EM LONDRES, JÁ PUBLICOU OS DADOS DE SUPOSTAS CONTAS BANCÁRIAS NO EXTERIOR, QUE SÃO ATRIBUÍDAS À GOVERNADORA DO MARANHÃO, ROSEANA SARNEY, E AO EX-SENADOR TUCANO TASSO JEREISSATI; CONFIRA OS DOCUMENTOS

20 de Agosto de 2012 às 13:01
247 – Transformado neste domingo num personagem reconhecido internacionalmente, capaz de desafiar até o presidente americano Barack Obama, Julian Assange está se convertendo no Che Guevara da era moderna. Com seu site Wikileaks, que já vazou documentos secretos do Pentágono sobre a Guerra do Afeganistão e a invasão do Iraque, Assange e sua legião de hackers são os revolucionários do século XXI. Lutam com a mais poderosa de todas as armas, que é a informação.
Nessa batalha pela transparência, o Wikileaks já teve a chance de fazer dois alvos no Brasil: a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o ex-senador tucano Tasso Jereissati. Ambos tiveram dados de supostas contas bancárias no exterior expostos no Wikileaks. (Confira aqui o link para as informações de Roseana Sarney e aqui o link para as de Tasso Jereissati).
Tudo começou a partir do arrependimento de um banqueiro suíço, chamado Rudolf Elmer. Ex-gerente da filial do Julius Baer, um dos maiores bancos suíços nas Ilhas Cayman, ele foi demitido e decidiu tornar públicos dados bancários de clientes latino-americanos. Entre eles, figuras ligadas ao narcotráfico e ao ex-presidente do México, Carlos Salinas.
Elmer começou a postar no Wikileaks informações de seus clientes no Julius Baer. Um deles, o advogado José Brafman, ligado a Jorge Murad, marido de Roseana, e Miguel Ethel, amigo da família Sarney. Publicados em maio de 2009 pelo Wikileaks, os dados desse link que fala em US$ 150 milhões, foram negados pela família Sarney.
Sobre Tasso Jereissati, trata-se de um link postado também em março de 2009, sobre uma empresa chamada Ancanajo Trust. O responsável pela postagem foi também Rudolf Elmer, que, depois disso, se tornou alvo de processos na Suíça por atacar um dos principais pilares da economia do país: o sigilo bancário. Apesar da perseguição, ele publicou um livro, chamado Terror Financeiro, em que fala sobre o submundo dodinheiro sujo.
Apesar da denúncia postada no Wikileaks, nenhuma medida foi tomada por autoridades brasileiras, que poderiam abrir investigações sobre a suposta lavagem de dinheiro pelos dois políticos.


Nenhum comentário: