quinta-feira, 12 de julho de 2012

GRACE D. LIEBLEIN E A GM/SJC


Home
Jornal O VALE
July 12, 2012 - 09:12

Metalúrgicos da GM atrasam produção e aprovam estado de greve

 Sindicalistas e trabalhadores da GM durante passeata realizada pela manutenção dos empregos na fábrica de São José
Foto: M. Almeida/05jul2012
Sindicato, montadora e Secretaria do Trabalho reúnem-se hoje, às 10h, em São Paulo
São José dos Campos
Os metalúrgicos da General Motors, em São José dos Campos, atrasaram a produção em duas horas nesta quinta-feira, dia  12, e aprovaram estado de greve.  Os trabalhadores  protestam contra a ameaça de fechamento do setor MVA (Montagem de Veículos Automotores), que terá como conseqüência 1.500 demissões. 

A mobilização antecedeu a reunião marcada para as 10h, entre Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, GM e Secretaria de Relações do Trabalho, em São Paulo. No encontro, o Sindicato vai defender que o Governo Federal exclua a GM da redução de IPI.  O aviso de greve poderá ser protocolado ainda hoje.
Não vamos aceitar que a GM demita trabalhadores e seja beneficiada por isenção fiscal.Vamos lutar para que o governo tome medidas que garantam estabilidade de emprego para todos os trabalhadores da GM. Se a empresa não desistir de seus planos de fechar o MVA, vai ter greve, afirmou o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá. 
Durante a paralisação de hoje, deixaram de ser produzidos 146 carros e 300 motores. A produção permaneceu parada das 5h50 às 7h50. A GM possui cerca de 7.500 trabalhadores e produz os modelos Corsa, Classic, Meriva, Zafira e S10, além de motores e kits para exportação.
 Demissões. Entre os dias 5 de junho e 2 de julho, já foram demitidos 356 metalúrgicos por meio de PDV (Programa de Demissão Voluntária). A própria GM admitiu que reduzirá a produção no MVA e que tomará medidas drásticas em relação à mão de obra excedente.
Sindicato. Diante da iminência da demissão em massa, o Sindicato deu início a uma série de atividades para chamar a atenção da sociedade e cobrar do poder público uma postura incisiva em defesa do emprego. Nos próximos dias, devem ocorrer novas manifestações, incluindo uma caravana para Brasília, no dia 18, um ato nacional entre diferentes sindicatos e centrais e atos em frente a concessionárias Chevrolet. 
Reunião. A reunião entre Sindicato, GM e Secretaria de Relações do Trabalho acontecerá na Superintendência Regional do Trabalho, à Rua Martins Fontes, 109,  Centro, São Paulo.


CARTA ABERTA À PRESIDENTE DA GMB Srª Grace D. Lieblein Nesta Prezada Senhora, bom dia! Como é do conhecimento interno da empresa, da matriz e naturalmente do vosso, a produção da GM em outras unidades estão no limite da capacidade., a planta de S. José tem capacidade para absorver a produção de outros modelos que nestas unidades são produzidos, como tem capacidade para produzir modelos novos. Vide a área onde ficava a fundição, bem que comporta uma nova linha de produção! Entendo a preocupação da executiva em "reduzir" o quadro de funcionários, mas VSª e seus assessores devem ater-se ao que segue: (*)- Existem funcionários dentro da empresa que realmente vestem a camisa da GMB e eu PROVO aos Srs., (*)- Existem funcionários dentro da GMB, planta de S. José, que estão lá fazendo pic-nic, os já aposentados e outros que os "SPY" da GM já detectaram., estes, sim, deveriam serem convidados a se desligarem da empresa, mesmo que seja "amigavelmente"., (*) - A unidade de S. José dos Campos/SP é uma referência mundial, juntamente com a de S. C. do Sul e não pode sujeitar-se as marolas de mentes inconstantes que existem em todos os lugares, inclusive na GM., Espero que VSª saiba diferenciar o joio do trigo. Atenciosamente Alvaro Pedro Neves Pereira
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 12/07/2012 09:38

Nenhum comentário: