quinta-feira, 12 de julho de 2012

GM - PLANTA JOINVILLE/SC




GM começa produção experimental

Testes. Funcionários em treinamento começaram a produzir primeiros motores e cabeçotes

imgCláudio Fernandes
@claudiojoi23
JOINVILLE

Fabrizio Motta/GM/Divulgação/ND

Produção experimental começou neste mês na fábrica de motores da GM em Joinville

Os primeiros motores da GM (General Motors) made in Joinville começaram a ser produzidos neste mês pela fábrica instalada às margens da BR-101. Ainda de forma experimental, segundo informou a assessoria de imprensa da montadora, os blocos e cabeçotes já são manuseados pelos funcionários em treinamento.
O início da produção na fábrica de motores da GM em Joinville também foi anunciado nesta semana pelo vice-presidente de manufatura da GM na América Latina, José Eugênio Pinheiro, durante o Simpósio de Manufatura Automotiva, realizado pela SAE Brasil (Sociedade de Engenharia Automotiva), em São Paulo.
Em julho de 2010, a GM apresentou o cronograma das obras da fábrica joinvilense e o mês de junho de 2012 já era apontado como o prazo para começar a produção. “O clima não ajudou, com muitas chuvas, mas ainda assim conseguimos fazer tudo sem alterar os prazos”, explicou Pinheiro, durante o simpósio.
A assessoria da GM informou ainda que a produção em escala deve começar mesmo no segundo semestre deste ano, ainda sem uma data confirmada. A expectativa é fechar 2012 com uma produção de 40 mil cabeçotes. Em seu pleno funcionamento, a fábrica joinvilense estará produzindo 200 mil cabeçotes e 150 mil motores por ano, com faturamento previsto de R$ 300 milhões anuais.
A montadora investiu R$ 350 milhões nesta unidade, que deve empregar em torno de 500 pessoas. A produção vai atender às linhas de montagem instaladas em Gravataí (RS) e Rosário (Argentina).
Em Joinville, serão produzidos motores e cabeçotes do tipo 1.0 litro VHC e 1.4 litro Econo.Flex para equipar os novos modelos da marca. A expectativa é que a fábrica joinvilense fabrique também os motores 1.8 litro, que irão equipar o modelo Cobalt automático e as novas minivans Spin. Esses novos motores visam um melhor consumo de combustível e maior eficiência.
A fábrica de motores da GM em Joinville tem 50 mil metros quadrados (m²), sendo 20 mil m² de área coberta. A montadora já prevê uma ampliação para 73 mil m² até 2014.

Fabrizio Motta/GM/Divulgação/ND

Unidade às margens da BR-101 nasce como a mais sustentável da montadora no mundo

Saiba Mais
Espaço para crescer
Com 500 mil m² de área total, o terreno da GM às margens da BR-101 tem mais de 250 mil m² livres para construção. Outros 21 mil m², que eram ocupados por um morro, também está sendo terraplanada para servir às ampliações futuras.
Caso antigo
As primeiras negociações pra a GM vir pra Joinville começaram em setembro de 2007. A confirmação da unidade de motores veio em março de 2008, mas a crise financeira mundial adiou os planos e a retomada do projeto ocorreu somente em julho de 2010. A pedra fundamental foi lançada em abril do ano passado.

É dada a largada na segunda fábrica

Fabrizio Motta/GM/Divulgação/ND 
Fábrica de transmissões será erguida no mesmo terreno da unidade de motores

A Hoss Construtora, de São Paulo, também deu a largada nesta semana na construção da segunda fábrica da GM em Joinville, no mesmo terreno que funcionará a unidade de motores. Essa outra fábrica foi confirmada em fevereiro deste ano pela montadora e produzirá sistemas de transmissões.
No começo deste mês, a Hoss começou a montagem do canteiro de obras e fez os testes de solo necessários. O cronograma da obra ainda não foi informado pela GM, mas a previsão é começar a produção em 2014.
O investimento previsto para a unidade joinvilense de transmissões gira em torno de R$ 710 milhões, com previsão de faturar cerca de R$ 200 milhões por ano. Pelo menos 500 empregos diretos devem ser gerados.
A fábrica de transmissões promete ser a mais moderna do tipo da GM no mundo, o que justifica o alto investimento. Hoje, a GM tem uma fábrica de transmissões em São José dos Campos (SP), mas que não consegue atender sozinha à demanda nacional. Das 750 mil caixas de câmbio e transmissões que a montadora usa no Brasil, 80 mil são importadas da Europa.
Além de acabar com a necessidade de importação de transmissões da Europa, o Brasil passará a exportar esses componentes. A estimativa é que a unidade joinvilense produza um volume anual de 150 mil transmissões. Metade desse montante será destinada à exportação, principalmente para a Alemanha.

http://www.ndonline.com.br/joinville/noticias/30491-gm-comeca-producao-experimental.html

Nenhum comentário: