segunda-feira, 16 de julho de 2012

GENERAL MOTORS/SJC - GREVE DE 24 HORAS


Home
Jornal O VALE
July 16, 2012 - 09:44

GM parada: metalúrgicos aprovam greve de 24h

MANIFESTACAO DO SINDICATO NA GM EM SAO JOSE DOS CAMPOS FOTO: M. ALMEIDA
MANIFESTACAO DO SINDICATO NA GM EM SAO JOSE DOS CAMPOS FOTO: M. ALMEIDA
Em assembleia nesta segunda-feira os metalúrgicos da GM de São José dos Campos aprovaram greve para impedir os planos da montadora de encerrar as atividades do setor MVA e demitir cerca de 1.500 trabalhadores
São José dos Campos
Em assembleia nesta segunda-feira os metalúrgicos da GM de São José dos Campos aprovaram greve de 24 horas. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a paralisação é mais uma ação para impedir os planos da montadora de encerrar as atividades do setor MVA e demitir cerca de 1.500 trabalhadores.
É a segunda mobilização em menos de uma semana. Na última quinta-feira, dia 12, os trabalhadores realizaram uma paralisação de advertência de duas horas e votaram estado de greve. As mobilizações fazem parte da Campanha criada pelo Sindicato chamada SOS Empregos, que luta pela manutenção dos postos de trabalho na fábrica.
"Vamos aumentar a pressão até que a GM garanta a estabilidade no emprego aos trabalhadores. Não dá para aceitar que a empresa seja beneficiada com dinheiro público e ainda assim faça demissões", afirmou o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, durante a assembleia.
O presidente explicou que em reunião, realizada no último dia 12 em São Paulo, a GM se negou a atender a pauta de reivindicações dos trabalhadores e alegou que "a situação do mercado" é que vai definir a situação do setor. Há algumas semanas, a empresa anunciou a redução da produção no setor do MVA, onde são fabricados os modelos Corsa, Classic, Zafira e Meriva. Já fechou o 2º turno do setor e encerrou a produção da Zafira.
“A Campanha SOS Empregos prevê uma série de ações. Uma comissão de trabalhadores vai a Brasília, no dia 18. Também estão previstas manifestações em frente a concessionárias Chevrolet e um ato nacional com a participação de sindicatos e centrais sindicais, em datas a serem definidas. Se a GM insistir nas demissões, o governo tem de cortar todos os benefícios da empresa”, acrescentou Macapá.
Na tarde de hoje também haverá assembleia com os trabalhadores do 2º turno da S10. A reunião em Brasília acontece nesta terça, às 10h.

General Motors comemora 81 anos de São Caetano Bignardi Junior Da Redação A General Motors (GM) do Brasil comemora hoje (12/8) 81 anos de fundação da fábrica de São Caetano do Sul. Atualmente, a planta conta com 12,1 mil funcionários, número equivalente, por exemplo, à população do município de Cananeia, no litoral paulista. Nos últimos anos, a montadora entrou em um ritmo frenético de crescimento, o que trouxe ainda mais desenvolvimento para o município. A GM de São Caetano prevê investir R$ 2,05 bilhões na modernização da planta e adequação à produção de novos modelos, fazendo com que a meta para a capacidade de produção ultrapasse as 280 mil unidades por ano, com a produção do Astra, do Vectra e do Classic. O objetivo da GM é que a capacidade da unidade chegue a 280 mil por ano e, para isso, não descarta novas contratações – o terceiro turno acabou de ser criado, para dar conta do volume de produção da fábrica sancaetanense. Além da reestruturação funcional, a multinacional também reestruturou seu corpo diretivo, tendo hoje a norte-americana Grace Lieblein, que assumiu a presidência da GM do Brasil em 1º de junho, e Jaime Ardila, como comandante do núcleo América do Sul. Em 2006, a montadora escolheu São Caetano do Sul para instalar seu Centro Tecnológico, que foi ampliado em 2009. A unidade desenvolve modelos de automóveis não somente para o Brasil, mas para todo o mundo – a GM tem apenas cinco centros desse tipo. Caminhões - Além de novos projetos de carros, a GM deve definir nos próximos três anos planos para voltar a produzir caminhões. Segundo Ardila, a ideia não é construir fábrica específica, mas aproveitar unidades fabris já existentes. “Montar linha (desses produtos) é relativamente simples e os volumes de produção são menores (em relação aos carros)”, explicou. Ardila explica que a montadora tem como vantagem o fato de que muitas concessionárias que trabalham com a marca Chevrolet já conhecem o negócio a comercialização de veículos de carga. O desempenho do segmento justifica o interesse na área, já que as vendas de caminhões cresceram 17% no primeiro semestre, frente aos 10% de todo o setor automobilístico. Além disso, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes, 61% do transporte de cargas no País são por meio das rodovias. http://www.jscaetano.com.br/pagina.asp?ID_Pagina=1653
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 16/07/2012 10:45


Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Mahatma Gandhi O que Mahatma Gandhi quis dizer é que antes de se lançar em uma empreitada sem norte, o aconselhável é conversar, tentar acordos, fazer de tudo para que não haja motivos para que a outra parte, no caso a GM/SJC tome medidas drásticas., os funcionários da GM/SJC não têm onde se apoiarem a não ser nos seus empregos, ao passo que os sindicalistas estão de uma maneira ou outra GARANTIDOS! Senhores funcionários da GM/SJC, analisem friamente, elejam um líder carismático e probo entre vocês e dirijam-se ou convoquem uma reunião com a Diretoria da GM, com certeza serão recebidos e o impasse de uma maneira ou outra será resolvido. Os senhores não podem se tornarem BOI DE PIRANHA nesta estória toda! Pensem, ponderem... existe sim SOLUÇÃO! ACREDITEM no que estou escrevendo... existe um clarão de consenso., o Governo Federal não vai deixar vocês nas mãos, mas para isso, nada de DEPREDAÇÕES ou AÇÕES de cunho "político"! A população está a favor de manter a GM/SJC funcionando à contento, mas para isso não catuquem a onça com vara curta.Abraços à todos!!!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 16/07/2012 10:17

Nenhum comentário: