sexta-feira, 13 de julho de 2012

BIMOTOR EMBRAER MOD. EMB-12 XINGU CAI EM ANGRA DOS REIS/RJ


Bimotor cai e deixa dois mortos em Angra dos Reis


Aeronave saiu de Belo Horizonte para o município com três pessoas a bordo. Além de Clemente Faria, piloto também morreu. Copiloto está desaparecido

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RIO E ANGRA DOS REIS - Um bimotor com três pessoas a bordo caiu, por volta das 17h30m de ontem, próximo à Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis, a 500 metros do continente. Pelo menos duas pessoas morreram na queda: o piloto Antonio Fernandes Neto e o empresário mineiro Clemente de Farias, de 62 anos, que seria dono de uma rede de concessionárias Mercedes-Benz. A Capitania dos Portos, a Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros ainda buscam o terceiro ocupante, que seria o copiloto.
A aeronave — um bimotor Embraer modelo EMB-121 Xingu prefixo PTMAB — pertencia ao empresário e teria partido do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), por volta das 16h. O destino do voo era Angra. Não havia ontem informações sobre o motivo da queda, ocorrida sob chuva. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou técnicos para investigar as causas do acidente.
Por causa do mau tempo e da escuridão, as buscas foram interrompidas por volta das 20h de ontem e serão reiniciadas às 8h desta manhã. A cabine do avião ainda está submersa. Os dois corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal de Bracuhy.
Segundo amigos de Clemente, o empresário iria encontrar a mulher e os filhos em Angra dos Reis, na casa da família. Clemente de Faria é dono da Minasmáquinas, concessionária da Mercedes Benz, e da Banjet Táxi Aéreo. Ele era filho de Gilberto de Andrade Faria, ex-dono do Banco Bandeirantes, morto há três anos. Gliberto foi casado por 25 anos com a mãe do senador Aécio Neves.
Especialista diz que área é propícia a turbulências
O comandante Moisés Menna, que tem dez mil horas de voo, disse que a região onde aconteceu o acidente é sujeita a turbulências provocadas por ventos que vêm de várias direções. Ele acredita que o piloto foi sido surpreendido por uma rajada muito forte de vento sudoeste que não foi prevista pelo radar meteorológico do bimotor. Segundo Menna, que também é instrutor de voo, a região é muito perigosa para pequenas aeronaves:
— Passar por ali quando as condições do tempo não são boas é um suicídio. É uma área próxima a serras com muita turbulência por causa dos ventos e até nuvens de gelo. O vento ali sopra para várias direções, o que chamamos de turbulência orográfica — disse o comandante.
Em 1992, o helicóptero que transportava o deputado federal Ulysses Guimarães e o senador Severo Gomes caiu na mesma baía, e os dois morreram. Já em 1998, o helicóptero de Eduardo Tapajós, dono do Hotel Glória, desgovernou-se e caiu no mar, na altura de Mangaratiba, matando o empresário.

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