domingo, 26 de fevereiro de 2012

FUNILÂNDIA ( MG ) E A FOXCONN - O NOME DA CIDADE QUE A FOXCONN VAI CONSTRUIR SUA FÁBRICA



Funilândia (MG) - A cidade candidata a receber fábrica de iPads da Foxconn tem infraestrutura precária

Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas
Publicação: 26/02/2012 07:28 Atualização: 26/02/2012 07:34
 Trecho de rua sem pavimentação na cidade de Funilândia
 ( Euler Junior/EM/D.A Press)
Trecho de rua sem pavimentação na cidade de Funilândia
Funilândia – Quem dispuser de tempo para um dedo de prosa na barbearia de Olinto Gonçalves, de 51 anos, ouvirá ótimos causos de Funilândia, uma pacata cidade de 3,9 mil habitantes na Região Central de Minas Gerais, a 90 quilômetros de Belo Horizonte. A última notícia importante ocorrida lá foi em 12 de outubro, mas pode colocar o lugarejo, cercado por pequizeiros e outras árvores do cerrado, na rota do desenvolvimento econômico do estado. Naquela manhã, um helicóptero com seis orientais atraiu os olhares dos moradores ao descer no campo de futebol em frente ao estabelecimento de Lilico, como o dono do salão é conhecido.

A aeronave, explica ele, trouxe uma comitiva da gigante taiwanesa Foxconn para conhecer o município. A multinacional asiática, cujo faturamento anual gira em torno de US$ 100 milhões, pretende erguer um complexo tecnológico na região, estimado em R$ 2,5 bilhões, para produzir telas e componentes para iPad. Esse é um dos projetos que mais interessam ao governo de Minas na atualidade. E a pacata Funilândia é séria candidata a receber a planta da empresa, pois está a apenas 47 quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Os estrangeiros chegaram ao lugarejo, cuja economia é domada pela agropecuária, às 8h30. Escoltados pela Polícia Militar, entraram em carros com ar condicionado, passaram em frente à barbearia de Lilico, entraram na MG-424 e seguiram até próximo à vizinha Prudente de Morais. Por cerca de duas horas, observaram extensas terras vazias. Durante toda a visita, evitaram conversar com os nativos. “Aliás, só falavam em inglês”, conta uma pessoa, que prefere o anonimato, ligada à política local.

Quase cinco meses depois, a possibilidade de a Foxconn construir uma fábrica no cerrado de Funilândia ainda pauta boa parte das conversas da cidade. “A vinda deles, se confirmada, vai gerar bastante empregos”, prevê Zenilda Martins Vieira, de 22. Emprego é algo em falta na cidade. Ela conta que seus oito irmãos e a irmã migraram para Sete Lagoas, cidade-polo da região, atrás de trabalho. “Fiquei para cuidar da mamãe”, justifica.
O sonho dela de melhoria da economia local com geração de mais empregos e renda é o mesmo de Elcimar Miranda, de 57, o maior empregador privado do lugarejo. Dono de uma farmácia e de uma mercearia, ele conta com 12 colaboradores. “Se os asiáticos vierem, tudo ficará diferente. Já planejo ampliar a mercearia.” Lilico também está otimista: “A economia de Funilândia vai engordar”.

Principal carência

A cidade que sonha entrar para a rota do desenvolvimento econômico de Minas terá de receber pesados aportes em infraestrutura se quiser abrigar a fábrica da Foxconn. A começar pela rodovia que liga o município à vizinha Prudente de Morais: o asfalto da MG-424, de pista simples e sem acostamento, precisa ser reparado, pois o piso dos 14 quilômetros está bastante desgastado. A ausência de acostamento é outro predicado negativo.

Também faltam investimentos em telefonia. Apenas a Claro explora o setor no local. A rede bancária é outro problema. Somente uma agência do Bradesco e um posto do Banco do Brasil, que funciona em parceria com os Correios, atendem os moradores. No caso de hospedagem, Funilândia conta com uma pousada e um pequeno hotel. Posto de combustíveis? Apenas um.

O prefeito Leonardo Azeredo já reconheceu que o município precisa de investimentos em infraestrutura, caso seja escolhido para abrigar a unidade da Foxconn. Ele pretende conseguir, amanhã ou nos próximos dias, uma audiência com o governador Antonio Anastasia ou representantes do estado para saber detalhes da negociação.

Nenhum comentário: