sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

UNIVAP: MEU " CARO" AMIGO...

NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
December 2, 2011 - 03:01

Novo reitor defende Gargione e diz que nada muda na Univap

 Vista geral do campus da Univap; universidade foi multada por cobrar a segunda via do diploma thiago leon/arquivo o vale
No cargo há uma semana, Teixeira Júnior elogia legado do antecessor e diz que pretende ampliar diálogo com os alunos
Chico Pereira
São José dos Campos

Poucas mudanças devem acontecer na administração da Universidade do Vale do Paraíba até abril de 2012, quando está prevista a eleição do reitor da instituição.

No comando da Univap desde a sexta-feira da semana passada, o atual reitor, professor doutor Antonio de Souza Teixeira Júnior, disse, em entrevista a O VALE, que pretende priorizar no seu ‘mandato-tampão’ a qualidade do ensino e a participação dos alunos na vida acadêmica da universidade.
Teixeira Júnior assumiu o cargo após a demissão do ex-reitor Baptista Gargione Filho pela direção da Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap.

Defesa. O atual reitor elogiou e defendeu a administração do seu antecessor, de quem é amigo pessoal e foi aliado no período em que Gargione comandou a instituição de ensino.
“Os resultados da atuação do professor Gargione são muito visíveis e considero-os heroicos”, disse.
Ainda sobre o período de Gargine no comando da universidade, Teixeira Júnior foi enfático: “em 19 anos foi construída a Univap, formou tanta gente e deixa viva a imagem de um realizador de grandes méritos, dificilmente superável”.
Ele fez questão de frisar que, como vice-reitor de Gargione, acompanhou e participou da gestão do antecessor.
“Avaliar a atuação do reitor é facilitada pelos resultados obtidos. A Univap passou a existir e se firmou a partir de sua dedicação à universidade”, afirmou.
Sobre a demissão de Gargione, Teixeira Júnior esquivou-se, mas deu pista de que o ex-reitor recorreu à Justiça. “Não participei da decisão. E prefiro não comentar o assunto, que está sub judice.”

Prioridades. Questionado sobre suas prioridades, o novo reitor declarou que, no setor administrativo, será a valorização dos funcionários.
Na área acadêmica, Teixeira Júnior frisou que a intenção é incentivar uma maior participação dos colegiados da instituição, além de melhorar a graduação e incentivar mais a pós-graduação.
Com relação à possibilidade de promover troca de nos postos administrativos, como de pró-reitores e diretores de cursos, o novo reitor foi evasivo: “é possível, tendo em vista detalhes a conferir”.
Teixeira Júnior afirmou que também planeja manter diálogo com os alunos porque “eles são a razão da existência da universidade”.
Questionado como está a situação financeira da Univap, o novo reitor foi bastante lacônico: “bem”.

Sucessão. Sobre a eleição do novo reitor, Teixeira Júnior disse que o processo de escolha deve seguir “a tramitação democrática de ouvir muito e procurar induzir lideranças acadêmicas a participar”.
Ele frisou que procurar também comunicação máxima com todos os interessados na melhor solução dos problemas da universidade.
Para Teixeira Júnior, a Univap é uma instituição que está aberta à comunidade.
Ele destacou que as atividades de extensão da Univap, como escolas de educação infantil, com mais de mil alunos, é muito bem recebida pela comunidade e que, para o setor empresarial, há o Parque Tecnológico e incubadoras.


SAIBA MAIS

Fundação
A Univap foi criada em 1992 e hoje possui 6 campi

Entidade
A instituição é mantida pela FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino)

Administração
Durante 19 anos, a instituição foi gerenciada pelo professor Baptista Gargione Filho

Unidades
A Univap reúne três colégios, duas escolas, um instituto, cinco faculdades e 31 grupos de pesquisa

Demissão
O reitor Gargione foi demitido na semana passada, mas a FVE não informou motivos


Aluno é chamado para reunião
São José dos Campos

Uma comissão de estudantes da Univap vai se reunir com o novo reitor, Antonio de Souza Teixeira Júnior, na próxima segunda-feira.
O encontro foi agendado para as 15h e já é motivo de comemoração entre os alunos.
André Diniz, vice-presidente da União Estadual dos Estudantes, pelo Vale do Paraíba, afirmou ontem que a decisão de Teixeira Júnior de se reunir com uma comissão de estudantes é um sinal positivo.
“Acho que pela primeira vez um reitor da Univap irá conversar com alunos no seu gabinete”, afirmou Diniz.
Segundo ele, a comissão será formada por um representante de cada curso.
“A intenção é estabelecer um canal de diálogo com o reitor. Vamos levar também uma pauta de reivindicações, que está sendo elaborada”, afirmou o estudante.

quanta palhaçada... Esse cara tá ganhando alguma coisa pra fazer isso!
Comentado por Sergio, 02/12/2011 08:14
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: