sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VISTA VERDE - S. JOSÉ DOS CAMPOS, UM BAIRRO INSEGURO!!! PARTE II



REGIÃO
Jornal O VALE
September 2, 2011 - 04:02

Onda de assaltos apavora morador da Vista Verde

Perseguição Policial Assaltantes
Thiago Leon
Polícia diz que mês foi 'atípico' e dá dicas para evitar que você seja a próxima vítima
Filipe Rodrigues
São José dos Campos

Moradores do Vista Verde, zona leste de São José, reclamam de uma onda de violência que acometeu o bairro em agosto.

Foram pelo menos cinco casos de roubos e furtos a residências no mês e outros cinco casos de roubos a pedestres nas ruas.

A Polícia Militar reconhece que agosto foi um “mês atípico” com relação a ocorrências, mas diz que prendeu, em flagrante, seis pessoas que cometeram crimes no bairro.
A corporação também alerta que a população pode tomar alguns cuidados para evitar ser vítima dos bandidos.

Segundo a Polícia Civil, é comum que um ladrão cometa vários crimes até ser preso. No entanto, o delegado responsável pela área não considera que houve aumento nas estatísticas.

Reclamação. Há cerca de duas semanas, um morador que pediu para não ser identificado, estava em casa com a mulher quando dois ladrões pularam o muro da residência, renderam o casal e levaram dinheiro e eletrodomésticos da residência.

“E não fui só eu. Conheço outras pessoas que também sofreram. Outras tiveram sorte de não estar na casa quando os bandidos apareceram”, afirmou ele.

Segundo Epaminondas de Paula Freitas Filho, presidente da Saviver do Vista Verde, o bairro vem sofrendo com uma escalada da violência.

“Estão aumentando as ocorrências. Nas reuniões, as reclamações que mais recebemos são relacionadas à segurança”.

Para tentar coibir a violência, Freitas diz ter encaminhado ofícios às polícias Civil e Militar pedindo uma atuação mais forte no local.

Repressão. Apesar de reconhecer o aumento, a PM afirma ter reforçado as rondas na região e diz que das 10 ocorrências que foi chamada para atender, prendeu ladrões em cinco.

“Estudamos as ocorrências e criamos rondas específicas para o bairro. Há um mês, estamos usando bicicletas para reforçar o policiamento em vielas daquela região”, diz o capitão Antonio Moura Pires, comandante do policiamento na zona leste de São José.
O delegado Hugo Pereira de Castro afirma que não houve crescimento nos crimes.
“Nós solucionamos mais crimes no bairro. Também pegamos pessoas responsáveis por quatro ou cinco roubos”.

Polícia Militar alerta sobre cuidados
São José dos Campos

A Polícia Militar possui uma cartilha disponível em seu site, em que dá dicas para que as pessoas evitem ser vítimas de assaltos a residências.
“A pessoa precisa contato com quem mora na rua. Quando for viajar, dê a chave para um vizinho que vá na casa. Desta forma, ela não irá parecer abandonada”, diz o capitão Antonio Moura Pires.

O manual também recomenda que a pessoa, quando for chegar de carro, olhe quem está na rua antes de abrir o portão. Sempre que desconfiar de pessoas estranhas, acione a polícia via 190.

A PM também aconselha que o dono da casa crie códigos com os vizinhos. Um toque no telefone ou sinais de luz podem dar um alerta para que um morador da rua acione a polícia em casos de risco. Coloque telefones de emergência em locais acessíveis.

Bom, pelo menos a C&C, FLAMBOYANT, DROGA QUINZE, VITRAIS RUIZ Não sofreram nenhum assalto, estão bem protegidos, sempre tem uma viatura parada na porta destes estabelecimentos. Moradores em geral tem que ler a cartilha e aprender com manual a sobreviver em suas proprias residencias.
Comentado por Adeida Reis, 02/09/2011 15:44

Nenhum comentário: