domingo, 27 de janeiro de 2013

SANTA MARIA/RS ( BOATE KISS) - ARGENTINA ENVIARÁ PELE HUMANA PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DE INCÊNDIO


Argentina enviará pele humana para ajudar vítimas de incêndio

Países mandam condolências ao Brasil por tragédia que matou 232

Feridos foram transferidos para Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Ricardo Giusti
Feridos foram transferidos para Porto Alegre
Crédito: Ricardo Giusti
A Argentina vai enviar de maneira urgente um estoque de pele ao Brasil para ajudar as vítimas do incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde morreram 232 pessoas. O envio corresponde a um pedido de ajuda recebida por Carlos Soratti, titular do Instituto Central Único de Ablação e Implante (INCUCAI), feito pela coordenadora de transplantes do Rio Grande do Sul, Rosana Reis Nothen.

"Apesar de a pele não ser necessária num primeiro momento da intervenção médica, vamos dispor da logística para enviá-la o mais rápido possíel, respeitando todas as normas de segurança e qualidade, para que chegue a seu destino em ótimas condições", afirmou Soratti.

"Vamos colocar à disposição de nossos colegas brasileiros a quantidade de pele que pudermos, de acordo com os estoques em nosso banco de pele do Hospital Garrahan", explicou ainda Gabriel Yedlin, secretário de Políticas, Regulação e Institutos do ministério da Saúde.

Países manifestam condolências

Diversos países manifestaram condolências ao Brasil devido à tragédia. O governo do Reino Unido divulgou uma nota de condolências. No texto, o ministro britânico de relações exteriores, Hugo Swire, afirmou estar "profundamente triste com a notícia do trágico acidente em Santa Maria nesta manhã (de domingo)". "Meus pensamentos e sinceras condolências às famílias que perderam seus entes queridos. Desejo uma rápida recuperação para as vítimas que estão sendo tratadas nos hospitais", disse o ministro britânico.

A chanceler alemã Angela Merkel também ofereceu condolências à delegação brasileira que participa do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a União Europeia em Santiago, no Chile.

Segundo a emissora de televisão alemã Deutsche Welle, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, expressou a "mais profunda solidariedade" de Berlim com as vítimas da tragédia. "Estou profundamente abalado com este terrível acidente", disse Westerwelle.

O governo do México, "através da Secretaria de Relações Exteriores (SRE), expressa suas mais sentidas condolências ao Governo e ao povo do Brasil e, em especial aos familiares das vítimas do infeliz incêndio", afirmou um comunicado.

Na América do Sul, o Chile se manifestou oficialmente. "Creio que isso não apenas enluta esse lugar, como a todos os nossos países. É lamentável que tanta gente jovem tenha sido atingida por uma tragédia tão grande", assinalou Moreno, em coletiva à margem da cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), que termina este domingo em Santiago.

O ministro disse ainda que o presidente chileno Sebastián Piñera já falou com a presidente Dilma Rousseff, que viajou de emergência ao Brasil para acompanhar a situação. "Oferecemos toda a nossa ajuda", acrescentou Moreno.

No evento, Sebastián Piñera abriu seu discurso pedindo aos chefes de Estado e de governo presentes que se levantassem e fizessem um minuto de silêncio em respeito às centenas de mortos na tragédia de Santa Maria.


Bookmark and Share

Fonte: AFP

Nenhum comentário: