quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DILMA NO FACEBOOK


Paródia da presidente, 'Dilma Bolada' reúne fãs na internet


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
"Sou linda, sou diva, sou presidenta." É assim que "Dilma Bolada" se apresenta aos seus mais de 169 mil fãs no Facebook e os 84 mil seguidores no Twitter.
A paródia virtual de Dilma Rousseff faz comentários não só sobre política, mas também internet, televisão e a vida pessoal da presidente.
A personagem criada por Jeferson Monteiro, 22, que trabalha em uma produtora de vídeo no Rio, nasceu nas eleições de 2010.
"Bolada" é uma gíria no Rio, que, entre outras coisas, significa uma pessoa de temperamento difícil.
Reprodução/Facebook/DilmaBolada
Em maio de 2012, a paródia (@diIma_br "" com um "i" maiúsculo no lugar do l) foi uma das ganhadoras do "Shorty Awards" de melhor perfil falso do microblog.
O primeiro lugar do prêmio, considerado o Oscar do Twitter, é escolhido pelo público.
A conta aproveita a fama de durona da presidente para dar broncas em ministros, passar trotes na vizinha Cristina Kirchner e espezinhar Marcela Temer, a jovem mulher de seu vice e um dos destaques na posse de 2011.
Na paródia, Marcela é transformada em serva por ter roubado a cena na cerimônia.
No "Big Brother Brasília" com ministros e outros políticos, Marcela foi a primeira eliminada --para fazer o almoço e ajudá-la a enganar Cristina Kischner ao telefone.
No fim de suas publicações, Dilma Bolada sempre parafraseia o slogan do governo federal: "Êta presidenta conectada! Brasil, país rico é país que acompanha minuto a minuto a vida da mandatária da nação!"
Os perfis na internet deixam claro que se trata de uma personagem. "Se você não sabe o que é sátira, pega o número na fila do Bolsa Escola".
Mesmo assim, é comum ver contatos de pessoas pedindo ajuda para inclusões em programas federais e críticas ou elogios à atual gestão.
No dia da reeleição de Obama, Dilma Bolada disse no Twitter que estava com o presidente norte-americano ao telefone. Após um jornalista espanhol anunciar como real a notícia, Monteiro precisou explicar a brincadeira.
A conta real da presidente Dilma no Twitter (@dilmabr) tem cerca de 1,8 milhão de seguidores, mas não é atualizada desde dezembro de 2010.
No post que até hoje é o de despedida, ela prometeu "conversar mais em 2011".(NATÁLIA PEIXOTO)

Nenhum comentário: