sábado, 1 de dezembro de 2012

CARLOS RENATO VIEIRA LOPES, O " PAPELEIRO" DO PCC


Perícia comprova falsificação

Jornal O VALE
O ex-policial Carlos Renato Vieira Lopes. Foto: Divulgação
O ex-policial Carlos Renato Vieira Lopes. Foto: Divulgação
Computador de ex-policial de Taubaté acusado em vender armas para o PCC continha moldes de documentos que poderiam ser falsificados; vídeo mostra negociação
Taubaté

Perícia realizada pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) no computador do ex-agente de telecomunicações da Polícia Civil, Carlos Renato Vieira Lopes, 39 anos, encontrou um ‘arsenal’ de moldes de documentos dos mais variados tipos que eram falsificados por ele.
Lopes, identificado pelos policiais como ‘japonês’,era o ‘papeleiro’ do PCC (Primeiro Comando da Capital), denominação no mundo do crime para quem prepara e vende documentos falsos.
Ele foi preso na manhã da última terça-feira em Taubaté na operação Ponta de Lança. Outras cinco pessoas também foram presas na capital e na cidade de Taboão da Serra.
Além dos documentos falsos, Lopes também é acusado de intermediar a compra e venda de armas para membros da facção criminosa.
O ‘kit estelionato’ vendido pelo ex-policial incluía RG, CPF, carteira de habilitação, carteiras de convênios médicos, baixas de unidades prisionais e custaria até R$ 1.500.
De acordo com a polícia, Lopes teria o contato de vendedores de armas de diversos calibres e faria a intermedia-ção da compra para criminosos. O valor movimentado e o tipo de armamento comercializado pelo ex-policial não foram divulgados pela polícia.
O ex-policial já prestou depoimento ao Deic e foi encaminhado para uma cadeia em São Paulo. Ele era investigado desde julho deste ano.

Imagens. O VALE obteve com exclusividade imagens de uma campana da polícia que flagrou Lopes entregando documentos de identidade falsos para Maurício Russo de Oliveira, 31 anos, e Thiago Doria dos Anjos, 31 anos. Os dois foram presos após o recebimento dos documentos.
Segundo investigações, o ex-policial civil mantinha ligações com Leandro Rafael Pereira da Silva, 28 anos, o Léo Gordo -- membro do PCC que foi preso na semana passada acusado de matar um policial em São Paulo. Outro vídeo mostra o depoimento de Léo gordo à polícia, onde ele confirma a ordem para executar os policiais.

Assista ao vídeo

Nenhum comentário: