sábado, 22 de dezembro de 2012

AS BORBOLETAS DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


Nossa Região
December 22, 2012 - 02:00

São José conclui ‘borboletário’



Morpho catenarius
A atração do Parque da Cidade só deve ser aberta ao público em fevereiro de 2013; governo do PT vai investir no local
São José dos Campos
A Prefeitura de São José dos Campos programou para a próxima quinta-feira a inauguração do borboletário do Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, Santana, região norte, mas ele somente será aberto ao público em fevereiro de 2013.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, André Miragaia, será entregue a instalação físicas do borboletário.
“Aguardamos uma vistoria do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) para a liberação da licença de operação do equipamento”, disse Miragaia.
Enquanto aguarda o aval do Ibama, a Secretaria de Meio Ambiente irá preparar a procriação de borboletas paraç o local.
Miragaia relatou que já foram identificadas 33 espécies de borboletas no Parque da Cidade. “O borboletário abrigará apenas espécies”´.

Ciclo. A nova atração fica ao lado do estacionamento da pasta e ocupa uma área de 190 metros quadrados.
O borboletário possui jardim interno e externo projetados com plantas que servem de alimento para as borboletas e outras onde elas depositam seus ovos, chamadas de plantas alimento e plantas hospedeiras.
O espaço também tem um berçário, onde as borboletas são procriadas e uma sala de apresentação.
É um viveiro para criação e exposição de borboletas para atividades de pesquisa, lazer e, especialmente, educação ambiental.
Por meio de visitas monitoradas, a população poderá conhecer o ciclo da vida das borboletas, desde a postura dos ovos, o nascimento das lagartas, sua transformação em pupa/crisálida até o surgimento da borboleta.
Miragaia disse que a borboleta é um importante elo do ecossistema e um indicador de qualidade ambiental.

Atenção. O prefeito eleito, Carlinhos Almeida (PT), planeja dar atenção especial ao Parque da Cidade, criado no fim da gestão da ex-prefeita petista Angela Guadagnin (1993-1996).
“O mundo inteiro conhece o parque, só a cidade não valoriza o local”, disse o coordenador da equipe de transição do PT, vereador Wagner Balieiro.

Saiba mais
BorboletárioBorboletário do Parque da Cidade será inaugurado na próxima quinta-feira

EspaçoO viveiro ocupa uma área de 190 metros quadrados ao lado do estacionamento da pasta de Meio Ambiente

EspéciesO borboletário abrigará apenas espécies nativas do parque. Já foram identificadas 33, segundo a secretaria

PúblicoA nova atração só poderá ser visitada a partir de fevereiro 
QUEM SERÁ A " BORBOLETA" CHEFE? E OS ASSESSORES? "TODAS" QUEREM EMPREGO FICTÍCIO, AFINAL ERAM SIMPLESMENTE LAGARTAS - Espécies de Borboletas - -(Ordem Alfabética)- Agraulis vanillae Agrias claudia claudina Anartia amathea Anteos menippe Ascia monuste Brassolis astyra Caligo beltrao Catonephele numilia penthia Colobura dirce Danaus plexippus erippus Dynastor napoleon Eryphanis reevesii Eueides isabella dianasa Evenus regalis Hamadryas feronia Heliconius erato phyllis Heliconius ethilla narcaea Heliconius sara apseudes Heraclides thoas brasiliensis Historis odius Junonia evarete Marpesia petreus Mechanitis lysimnia Methona themisto Morpho achilles achillaena Morpho aega Morpho anaxibia Morpho menelaus tenuilimbata Opsiphanes invirae pseudophylon Papilio anchisiades capys Papilio androgeus laodocus Parides ascanius Phocides palemon phanias Phoebis philea Prepona demophon Siproeta stelenes -"As Borboletas adultas se alimentam através da ingestão de líquidos. As Borboletas têm um tubo longo e estreito em sua boca chamado de “tromba”, que funciona como um canudo, as Borboletas usam a tromba para sugar o néctar das plantas. Além de açúcar e água, o néctar fornece outros nutrientes, como os aminoácidos, proteínas e vitaminas. Algumas espécies de Borboletas também se alimentam da lama, esterco de vaca, água e da seiva das árvores., "E OUTRAS, DO ERÁRIO PÚBLICO!!!"
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 22/12/2012 09:01

Nenhum comentário: