terça-feira, 13 de dezembro de 2011

João Havelange: - Je suis un saint, je vous dis ...


COI não confirma pedido de saída de Havelange, que ainda pode ser expulso

Das agências internacionais
Em Zurique (SUI)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) não confirmou que João Havelange se retirou da entidade, como foi veiculado pela agência AP no último domingo. Consultada sobre o caso, a entidade disse que quer que as coisas tomem seu “curso correto”. Caso o brasileiro se mantenha no órgão, ele pode ser julgado por uma denúncia de corrupção, correndo risco de expulsão.
“Nós queremos deixar o procedimento tomar seu curso correto”, disse Mark Adams, diretor de comunicações do COI.
A renúncia seria uma manobra de Havelange para não ser investigado pelo Comitê de Ética do COI, que se reunirá nesta semana e deve tratar das denúncias contra o brasileiro e seu ex-genro, Ricardo Teixeira, atual presidente da CBF. Os dois são acusados de receber propinas da ISL, agência de marketing esportivo da Fifa na década de 1990.
O esquema foi investigado pelo Ministério Público da Suíça, país onde fica a sede da Fifa, mas por pressão da entidade que comanda o futebol, as informações não foram divulgadas. As denúncias vieram a público após reportagem exibida pela rede BBC.
Havelange entrou para o COI em 1963 e ainda é considerado respeitado dentro da entidade multi-esportiva. O brasileiro teve papel importante na campanha vitoriosa para receber os Jogos Olímpicos de 2016, já que antes da votação trouxe os membros do conselho para o Brasil na festa de comemoração do seu aniversário de 100 anos.


Nenhum comentário: