quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PROCON TAUBATÉ E OS CARROS



Nossa Região
VNEWS
Atualizado em: 15h21min - 27/12/2011
Procon Taubaté recebe reclamações de carros zero quilômetro
Órgão registrou 80 reclamações relacionadas a compra de carros
Credito: Reprodução / Rede VanguardaQuem for comprar ou vender um carro deve prestar muita atenção. Em Taubaté, o Procon registrou 80 reclamações de pessoas que compraram um carro e tiveram algum problema.

Sinara desembolsou R$ 36 mil por um carro zero quilômetro, com vários opcionais. Mas o veículo já veio com uma série de problemas. Em um ano de uso, o veículo já teve que voltar quase 10 vezes para a concessionária. “Quando não é um barulho é uma falha é um motor fraco, uma troca de cabeçote, benfeitoria em injeção eletrônica, é uma alavanca de freio. Eu tenho uma carroça eu não tenho um carro, ou seja, eu pago por um produto e não tenho um produto”.

Já Jobair entrou em um consórcio para conseguir o tão desejado carro. Ele foi sorteado em outubro e quitou o valor restante das parcelas. Mas a concessionária demorou quase um mês para entregar o veículo. “Fui várias vezes na autorizada e ainda assim eles me enrolaram”.

Credito: Reprodução / Rede VanguardaEsses dois casos foram parar no Procon de Taubaté. Só esse ano, foram registradas quase 80 reclamações relacionadas a compra de carros. A principal queixa é de defeito nos veículos. Segundo a coordenadora Regina Peluccio, nessas situações, a empresa pode, inclusive, ser obrigada a devolver o dinheiro ao cliente. “É um procedimento de compra como qualquer outro produto. Então a gente vai abrir a reclamação, vai pedir o dinheiro de volta, vai pedir a assistência técnica, se não resolver assim vai para a audiência e vai ser o procedimento jurídico, mas nós podemos fazer esse procedimento”.

O Procon também registrou reclamações de pessoas que deixaram seus carros em lojas de automóveis para serem vendidos. Os veículos foram comercializados, só que os proprietários não receberam o pagamento das lojas. E em todos os casos o erro foi o mesmo, não foi feito um contrato por escrito para comprovar o acordo. “Tem que pesquisar, tem que olhar como é o procedimento da concessionária, se ela tem reclamação, se não tem, liga para o Procon, a gente pode verificar esse procedimento. Fazer isso com muita cautela, para não ter problema depois”.

Em todo o ano passado, o Procon registrou 63 reclamações de pessoas que compraram um carro e tiveram algum problema. Ou seja, em 2011, o número de queixas aumentou 25%.

Nenhum comentário: