quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

JATO SUPERSÔNICO ATERRISSA COMO UM HELICÓPTERO


21/12/2011
 às 14:20 \ Tema Livre
Ricardo Setti

Vídeo sensacional: o primeiro jato supersônico a aterrissar como um helicóptero

O moderníssimo F-35B, supersônico que pousa suave em praticamente qualquer superfície (Foto: Lockheed Martin)
Impressionante essa arma de guerra. O avião de combate F-35B acaba de ser testado e aprovado na capacidade extraordinária de ser o primeiro supersônico a pousar verticalmente num porta-aviões ou até em navios de guerra menores, com a suavidade de um helicóptero.
ATUALIZAÇÃO: como chovem comentários de leitores mencionando a primazia do britânico Harrier em pousos e decolagens verticais, lembro que o F-35B é um jato supersônico. O Harrier, não. O F-35B é capaz de voar a uma velocidade 1,6 vezes superior à do som.
No vídeo que você vai ver abaixo, o novíssimo F-35B executa pousos e decolagens no relativamente pouco espaçoso convés do navio de assalto anfíbio USS Wasp, ao largo da costa do Estado de Virgínia, nos Estados Unidos.
Este é o navio de assalto "USS Wasp": obseve como é pequena a área do convés onde o jato supersônico é capaz de aterrissar (Foto: U. S. Navy)
O conjunto de grandes aletas que o jato possui permite também que ele decole em pistas reduzidíssimas, tornando-o um aparelho extremamente versátil.
A Marinha americana realizou, com três aparelhos-testes, 72 decolagens em pista curta e 72 aterrisagens verticais, à helicóptero, no USS Wasp, num período de três semanas. No total, o avião, fabricado pela Lockheed Martin, foi submetido este ano a 837 testes.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário: