quarta-feira, 23 de novembro de 2011

VISTA VERDE - S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP

REGIÃO
JORNAL O VALE
November 23, 2011 - 04:29

São José quer reduzir velocidade máxima na avenida Pedro Friggi

Trânsito em São José
Cláudio Capucho
Estudo da Secretaria de Transportes será concluído até final deste mês e deve indicar necessidade de diminuir velocidade para 60 km/h
Lilian BragaEspecial para O VALE
A avenida Pedro Friggi, principal ligação da zona leste de São José dos Campos à Rodovia Presidente Dutra, deverá ser a próxima via da cidade a ter velocidade máxima reduzida.

Atualmente, no trecho localizado no bairro Vista Verde, a velocidade máxima permitida é de 70 km/hora. Em outros pontos, é de 60 km/hora. O objetivo é padronizar em 60 km/hora.

A avenida poderá ter ainda reforço no número de travessia de pedestres e de pontos de ônibus.

A medida está sendo estudada pela Secretaria de Transportes e deve ser concluída até o final deste mês.

O estudo integra o projeto Década, criado após São José ser eleita pela ONU (Organização nas Nações Unidas) uma das 20 cidades piloto do Brasil para a implantação de ações de segurança viária (leia texto nesta página).

Estudos. A próxima avenida a ser estudada é a Juscelino Kubitschek, que recebe em média cerca de 30 mil veículos por dia.

As avenidas Cassiano Ricardo, Eduardo Cury e Cidade Jardim já tiveram redução do limite de velocidade para 60 km/hora. Na João Guilhermino, o estudo detectou a necessidade de um trabalho educativo de orientação aos pedestres.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Paulo Guimarães, outras 10 avenidas estão na lista de estudos e foram escolhidas em função de uma análise que relacionou o número de acidentes por quilometragem.

São elas a Perseu, Andrômeda, Paraibuna, Nelson D’Ávila, Barbacena, José Longo, João Marson e Anel Viário (Jorge Zarur, Florestano Fernandes e Teotônio Vilela).

“A meta do projeto é oferecer mais segurança no trânsito de São José. Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes em pelo menos 10% nessas avenidas”, disse Guimarães.

Reação. Motoristas que trafegam diariamente pela avenida Pedro Friggi consultados se dividem sobre a possibilidade de redução da velocidade para 60 km/h.

“Tem muito carro que passa aqui pela Pedro Friggi. Acho que o trânsito pode ficar mais lento com 60 km/h”, afirmou o encarregado de obras, Silas Roberto Ferreira, 22 anos.

“Acho que o limite tinha que ser 60 km/h em toda a avenida. É mais seguro”, disse o motorista Adriano Amado da Silva, 35 anos.
 

Projeto visa diminuir acidenteSão José dos Campos
O projeto Década é parte de uma ação conjunta da Prefeitura de São José com a ONU (Organização das Nações Unidas) e teve início no primeiro semestre deste ano.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito de São José, Paulo Guimarães, a cidade foi uma das 20 escolhidas em todo o país por ter apresentado significativa redução de acidentes entre 2007 e 2010.

“Num período de três anos, reduzimos os acidentes em 40% em São José.”

Integração. Segundo Guimarães, a segurança viária em São José é um trabalho desenvolvido conjuntamente entre as áreas de saúde, transportes e educação.

“Esta integração permite mais eficácia nas análises e nas ações. Tanto é que temos recebido muitas visitas de representantes de diversas regiões do Brasil para conhecer o trabalho. Até já fomos reconhecidos pela Europa.”

POR DENTRO
o queAvenida Pedro Friggi, na região leste de São José dos Campos, pode ter o limite de velocidade em 60 km/hora
por queFaz parte de um estudo sobre medidas de segurança
quemO estudo está sendo desenvolvido pela Secretaria de Transportes da cidade
A Prefeitura em nome da segurança só pensa em arrecadar através das multas aplicadas, agora está abaixando ainda mais a velocidade na avenidas, onde hoje mal se consegue andar nos hórários de picos por conta do grande numero de veiculos. A prefeitura ao invés de fazer isso, deveria é estar investindo em transporte de massa para melhorar e agilizar o deslocamento das pessoas, essa tal segurança está encobrimento um monte de ações que deveria que a prefeitura tem que colocar em prática urgente. Logo, logo estaremos como Jacarei(visite a cidade e leve de presente uma multa, que fábrica de dinheiro hein!!!!!!
Comentado por Ney Pasqualini, 23/11/2011 08:25
Eu acho desnecessário, o trecho onde realmente tem muitas pessoas já é 60km e com muitos carros..... na descida que sai do spani e vai para o centro e ridiculo colocar 60km não a necessidade ainda mais com aqueles radares...meio de arrecadar dinheiro com multas.
Comentado por Lucia, 23/11/2011 08:21
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: