terça-feira, 29 de novembro de 2011

ROUBOS E FURTOS DE CARROS EM S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
November 29, 2011 - 03:01

Roubo de veículos até outubro supera total de 2010 em S. José

 Arma, drogas e dinheiro apreendidos ontem, pela PM, em São José; apreensões estariam levando bandidos ao roubo de residências
THIAGO LEON
No período, foram 955 casos contra 929 em todo o ano passado; índice também é maior que o número de furtos registrados
Filipe Rodrigues
São José dos Campos

Em 10 meses, o número de roubos de veículos em São José dos Campos já supera o total de 2010, segundo os dados da Secretaria da Segurança Pública.
As estatísticas mostram uma dado preocupante. Os roubos -- quando há violência ou grave ameaça -- superaram o número de furtos em setembro e outubro.
A Polícia Militar diz que houve aumento na apreensão de drogas e um consequente endividamento de traficantes, que ‘migraram’ para o roubo para sanar as dívidas com entorpecentes.
Em outubro, a Polícia Civil afirmou que os ladrões têm rendido as vítimas quando chegam em casa; depois, assaltam a residência e, levam os pertences no carro da vítima. O veículo é usado para o transporte e abandonado na sequência.

Roubos. De janeiro a outubro, foram 955 roubos contra 929 em todo o ano passado. Em 2009, foram 1.063 casos no ano todo.
Setembro e outubro foram os meses com mais roubos de veículos. Segundo a SSP, as zonas sul e leste são as líderes em ocorrências.
“Temos um índice alto de recuperação de veículos. Os ladrões usam o carro para levar materiais roubados e o abandonam”, disse em outubro o delegado José Henrique de Paula Ramos, titular do 3º Distrito Policial.
Na zona sul, o Jardim Morumbi e o Bosque dos Ipês são os bairros com mais incidência neste crime.
Para a PM, a prática de roubos a residências casada ao roubo de veículos é uma tática recente, empregada por traficantes endividados.
“Houve um ataque aos traficantes. Quando um é preso e a droga dele apreendida, os comparsas dele têm que quitar o prejuízo com quem fornece a droga”, diz o tenente Geraldo Leite Rosa Neto.
O tenente também afirma que houve uma mudança nos horários em que acontecem os roubos de veículos.
“Era comum ter roubo no trânsito e durante a manhã. Desde setembro, as ocorrências acontecem, principalmente, no fim da tarde e por volta das 22h”, afirma.

Inquietação. A PM criou um projeto de inquietação para tentar conter a incidência de roubos de veículos.
É uma espécie de árvore do crime, que trata a rede de influências de uma vítima ou de uma pessoa presa.
“Nós identificamos os comparsas de uma pessoa que foi presa. Se há aumento no índice de crimes, aumentamos rondas em locais onde crimes podem acontecer para encontrar pessoas armadas.”
Para recuperar veículos, a PM faz blitz diárias nas vias mais movimentadas.

ENTENDA O CASO

Aumento
Setembro e outubro foram os dois meses com maior incidência de roubos de veículos, segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública

AçãoO crescimento se deve à nova forma de atuação dos bandidos, que rendem a vítima quando chega em casa, assaltam a residência e depois usam o carro da família na fuga

MigraçãoA Polícia Militar acredita que o crescimento na apreensão de drogas leva os traficantes a atuarem em roubos a residências para sanar as dívidas das drogas apreendidas

SuperiorEm São José dos Campos, o número de roubos de veículos em 10 meses já superou o total de ocorrências em 2010

InquietaçãoA PM tenta identificar suspeitos por estes crimes para, com ampliação das rondas, tentar flagrar bandidos armados

Traficante é preso em ação no Banhado
A Polícia Militar prendeu, ontem à tarde, o traficante Wilson Delfino Pereira da Silva, 27 anos, na favela do Banhado, região central de São José. Com ele, foram apreendidas uma pistola Taurus .765, 258 pedras de crack, 18 trouxas de maconha e 47 pinos de cocaína, além de R$ 810. A PM suspeita que Silva seja um dos gerentes do tráfico no Banhado e na favela Santa Cruz.

Nenhum comentário: