domingo, 27 de novembro de 2011

AEROPORTO DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP

NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
November 27, 2011 - 02:00

Aeroporto de S. José pode se espelhar no exemplo que vem de Maringá

Desembarque de passageiros no aeroporto de São José
Claudio Capucho
Gerenciado por empresa de economia mista que tem participação da prefeitura, aeroporto sustentável prepara ampliação
Arthur CostaSão José dos Campos
Apontado como modelo de gestão a ser implantado em São José, o Aeroporto de Maringá (PR) completa 10 anos em 2011 administrado por uma empresa de economia mista e preparando projeto ambicioso de ampliação, que promete colocar o terminal na rota internacional dos voos de carga.
De janeiro a outubro desse ano, 551.236 passageiros foram transportados em Maringá, número 186% maior do que o movimento registrado no terminal de São José.
A administração do aeroporto que atende o norte e nordeste do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e regiões de São Paulo, é feita pela SBMG S.A., empresa de economia mista criada especialmente para gerir o terminal.
Sua composição é formada por 99,96% de participação da prefeitura, 0,01% do prefeito em exercício, 0,01% de um representante da secretaria da fazenda, 0,01% de um representante da Câmara e 0,01% do superintendente do terminal em exercício.

Benefícios. Segundo o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, o modelo de gestão dá agilidade às melhorias do terminal e garante o funcionamento do local mesmo com a troca de prefeito.
“Houve uma profissio-nalização das pessoas que trabalham no aeroporto. Com isso, atraímos empresas. Se o aeroporto fosse tratado como uma secretaria, ficaria engessado”, disse Valêncio.
Por ser vinculado à prefeitura, o modelo também impossibilita a geração de lucro. Todo excedente de renda é investido em melhorias no próprio terminal, que conta com sala de espera climatizada, hangar para aviação executiva e um aeroclube.
Somente esse ano, a receita bruta do terminal foi de R$ 5,3 milhões, contra R$ 4,5 milhões de despesas. “Somos um dos poucos aeroportos autossustentáveis do país. Só recebemos dinheiro da prefeitura ou do Estado para reformas maiores”, afirma o superintendente da unidade.

Visita. No final de setembro, Valêncio esteve em São José para falar do funcionamento do aeroporto paranaense a representantes da prefeitura.
Do encontro, surgiu a ideia de adaptar o modelo de Maringá no Vale do Paraíba.
Pela proposta apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, José de Mello Corrêa, em audiência pública com a presença de um representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, a Urbam (Urbanizadora Municipal) faria o papel exercido pela SBMG em Maringá.
“A Urbam tem, em seu estatuto, essa possibilidade de gerir o aeroporto”, disse Mello, referindo-se ao texto encontrado no capítulo 1 do estatuto, que diz que a empresa poderá “implantar, operar e explorar as estações terminais de uso público de passageiros”.

Exemplo. Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Felipe Cury, a municipalização seria ideal. “Temos o exemplo da OS (Organização Social) do Parque Tecnológico, que transformou esse polo industrial em um dos melhores do país”, afirmou Cury.
A decisão sobre a possibilidade de municipalização do aeroporto será anunciada no início do próximo ano, quando a Secretaria de Aviação Civil da Presidência divulgará o Plano Geral de Outorgas, que prevê projeto de melhorias em todos os terminais aeroportuários do país.
 Aeroporto Regional de Maringá
MunicipalizaçãoProposta depende de interessesSão José dos CamposPara o especialista em transporte aéreo e ex-superintendente de infraestrutura da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Anderson Correia, a proposta de municipalização do aeroporto de São José deve enfrentar dificuldades de aprovação.
A importância ‘federal’ do terminal seria a razão da dificuldade em aprovar o projeto.
“O aeroporto de São José certamente interessa à cidade, mas também ao Vale do Paraíba como um todo, sul de Minas, Litoral do Norte e Grande São Paulo. Portanto, é um equipamento de interesse, no mínimo, estadual. Na verdade, seria de interesse federal, considerando as importações e exportações que ele geraria” afirma Correia.
O especialista também avalia que faltaria à prefeitura conhecimento técnico para conduzir o processo de ampliação do atual terminal.
“A prefeitura não teria os recursos nem a expertise necessária para cuidar do aeroporto e fazer os investimentos necessários para as ampliações. A proposta dificilmente seria aceita pelo governo federal”, disse.
Arte raio x aeroporto de S. José e de Maringá
A Prefeitura de São José poderia estudar não apenas o modelo de administração do aeroporto de Maringá, mas também outros modelos bem sucedidos de aeroportos no exterior. Acho também que a região merece um projeto moderno e arrojado. Apesar de todo impasse e morosidade, tenho certeza absoluta que em breve o principal aeroporto do eixo Rio-São Paulo deslanchará.
Comentado por FernandesSilva, 27/11/2011 09:48
bom na minha opiniao sao jose ja devia ter um aeroporto com voos internacionais pois e uma cidade bem tecnologica e falada na midia mundial
Comentado por joao costa luz, 27/11/2011 07:59
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