quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PORTUGAL - QUEIJOS


RADIÇÃO

'Em vez de fazermos 1 queijo de cada vez, fazemos 98'

por Marina MarquesHoje
'Em vez de fazermos 1 queijo de cada vez, fazemos 98'
Da fábrica do grupo Santiago, em Montemuro, saem entre 800 mil e um milhão de queijos por semana. Alguns chegam a França.
De Castelo Branco a Montemuro, com passagem por Algés, o percurso do Grupo Santiago está quase a dobrar o meio século de existência. Um trajecto que se imprime a verde nas embalagens transparentes que encerram o produto que há quatro gerações esta família coloca no mercado: queijos frescos.
"Os avós dos meus avós já faziam queijo, na Beira Baixa", conta José Alexandre Santiago, puxando dos pergaminhos da tradição familiar, ao sentar-se no escritório da filha, Filipa, responsável pela área financeira. O fabrico de queijo surgiu como uma extensão natural da lavoura a que a família se dedicava. Mas, "não dava mexa para a caixa", refere.
Daí aos trinta milhões de euros facturados em 2010, várias encruzilhadas foram dobradas em direcção à fábrica e às empresas de transporte e de comercialização do Grupo Santiago que emprega mais de 300 pessoas. E se Filipa Santiago atribui "à visão empresarial" do pai o passo decisivo para o crescimento da empresa, José Alexandre concretiza alguns dos passos dados.
A vinda para Lisboa de um dos doze tios de José Alexandre foi o primeiro. "O meu pai achou que o futuro dele não estava na lavoura e arranjou-lhe trabalho na CP", recorda. O novo horário deixava-lhe tempo livre e o tio lembrou-se de pedir ao irmão que lhe enviasse queijos e manteiga da terra, pelo comboio, que ele trataria de os vender em Lisboa nas horas vagas de que dispunha.
A ideia revelou-se certeira e o pai de José Alexandre, sem o apoio do filho devido à sua ida para a tropa, optou por se juntar ao irmão, em Lisboa, onde recebiam os queijos de outros produtores da região e os vendiam. "Quando voltei da tropa o meu pai e o meu tio decidiram dividir a cidade em duas zonas (oriental e ocidental)", explica.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2)Página seguinte
http://www.prensaescrita.com/adiario.php?codigo=POR&pagina=http://www.dn.pt

Nenhum comentário: