DADOS DO MUNICÍPIO
HISTÓRICO
Data da criação: 26/08/1840
Toponímia: Queda D’água
Variação Toponímica: Vila Nova do Ipu Grande
Desmembrado de Guaraciaba do Norte
Padroeiro: São Sebastião
Dia: 20/01
GEOGRAFIA
Distância da Capital: 257 km
Área Territorial: 630 Km²
Latitude: 4º, 19’
Longitude: 40º , 42’
Altitude: 247,20 m
Clima: Semi-árido
Mesorregião: Noroeste Cearense
Microregião: Ipu
Limites: Norte: Reriutaba e Pires Ferreira, Sul: Ipueiras, Leste: Hidrolândia; Oeste: Guaraciaba do Norte.
Hidrografia: Rios Acaraú, Jatobá e Inhuçu e riachos do Engenho, Mulungu, S. Félix, Albina, Gamelecia, Sambaíba e Ipuçaba.
Distritos: Várzea do Giló, Flores e Abílio Martins.Ingazeiras e Recanto
Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 1.258 mm).
Atrativos Naturais: Bica do Ipu, Casa de Pedra, riacho São Francisco, cachoeiras Urubu e Engenho dos Belém e os açudes S. Bento e Bonito
ACESSO RODOVIÁRIO
CE-187 / CE – 032 / CE - 157
HISTOLOGIA
Em suas primeiras manifestações de apoio eclesial, registra-se em 1740 e procedente da Vila Viçosa, a presença de alguns clérigos cujo desempenho consistiu na formação de redutos catequéticos, os quais constam do programa o precitado reduto. Desse trabalho missionário, cujos esforços não foram inócuos, resultou a edificação de uma capela que, por seu turno, daria lugar à Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, o que de fato ocorreu, conforme Provisão de 30 de agosto de 1757. Com o advento do Decreto Imperial n.o 200, de 26 de março de 1840, transfere-se a Freguesia, até então situada em São Gonçalo da Serra dos Cocos, para São Sebastião do Ipu, compreendendo, na jurisdição desta, as capelas de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras e de Nossa Senhora dos Prazeres de Campo Grande.
Decorrido quase meio-século, novas transformações se processam, desta vez com relação à mudança de hierarquia e evolução de ordem administrativa. Essa novidade tem como instrumento de apoio a Lei n.o 2.037, de 27 de outubro de 1883, convertendo ao título de Igreja – Matriz as capelas de São Gonçalo dos Cocos e São Sebastião do Ipu.
http://ipu.ce.gov.br/panoramicas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário