segunda-feira, 11 de julho de 2011

PIZZA PAULISTA



Data é comemorada neste domingo (10); ela foi instituída há 26 anos.
Sem uma identidade própria, a pizza 'paulista' apresenta inúmeras versões.

Do G1 SP
Chef exibe pizza 'paulista' (Foto: Fabiano Correia/G1)Chef Charles Costa exibe pizza 'paulista' (Foto: Fabiano Correia/G1)
O Dia da Pizza será comemorado pela 26ª vez neste domingo (10) em São Paulo, onde a data foi instituída. Neste ano, o G1 procurou desvendar a identidade do sabor 'paulista', listado nos cardápios da maioria das pizzarias da capital. Para isso, foram visitados 26 restaurantes de todas as regiões da cidade.
Pizza (Foto: Arte/G1)
Diferentemente das conhecidas 'portuguesa' e 'bauru', que têm seus ingredientes facilmente identificados, a 'paulista' possui diferentes versões. Calabresa, frango, milho, bacon, ovos: cada restaurante faz a sua combinação.
Somente em São Paulo, segundo a associação Pizzarias Unidas, chegam a ser consumidas até 30 milhões de pizzas em um mês. De acordo com a associação, o consumo médio diário é de aproximadamente 1 milhão de discos cobertos com molho de tomate e outros recheios.
Nesta cidade ávida pelas redondas, foram encontrados 24 ingredientes diferentes para compor uma pizza de mesmo nome: a tão propalada 'paulista'. Por isso, o G1 foi atrás de cinco ingredientes que pudessem representar todas elas. O mais curioso é que os 26 restaurantes pesquisados apresentaram combinações diferentes: não houve nenhuma repetição. Cada um forma a 'paulista' de uma maneira.
Enquanto ingredientes como bacon e ovos eram encontrados em uma, anchovas e manjericão eram as vedetes de outra. Requeijão cremoso com presunto pareciam combinar com uma pizza 'paulista', mas uma de lombo com parmesão surgia logo na próxima parada. A única unanimidade foi mesmo o molho de tomate, presente em todos os cardápios.
Ao final da pesquisa, muçarela apareceu 13 vezes e o requeijão cremoso 12 vezes entre os ingredientes mais usados. As azeitonas ficaram logo atrás: nove vezes. No entanto, para completar a composição, houve um empate entre seis itens: palmito, bacon, ovos, cebola, presunto e calabresa.
Para desfazer a igualdade, o G1 fez um convite ao chef Charles Costa, da pizzaria Canto da Mata, da Zona Oeste da capital, para indicar qual a melhor combinação. Segundo o chef, para acompanhar muçarela, requeijão cremoso e azeitonas, nada melhor que presunto e palmito.
Assim, a proposta do G1 para uma pizza verdadeiramente 'paulista' foi a seguinte: uma boa massa, com uma colher de molho de tomate, coberto por uma generosa camada de muçarela. Por cima, presunto picado. A gosto, o palmito deve ser espalhado. O requeijão cremoso finaliza, dando acabamento e desenho à pizza. As azeitonas surgem como o toque final. Veja a preparação:
Massa Pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)Primeiro passo é uma boa massa (Foto: Fabiano Correia/G1)
Molho pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)O molho, é claro, não pode faltar (Foto: Fabiano Correia/G1)
Mussarela pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)A camada de muçarela vem logo depois (Foto: Fabiano Correia/G1)
Presunto pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)O presunto é picado em cima (Foto: Fabiano Correia/G1)
Palmito pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)O palmito é a gosto (Foto: Fabiano Correia/G1)
Requeijão pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)Requeijão compõe a receita (Foto: Fabiano Correia/G1)
Azeitona pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)Azeitonas dão o toque final (Foto: Fabiano Correia/G1)
Forno pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)Aí é só levar ao forno (Foto: Fabiano Correia/G1)
Assar pizza (Foto: Fabiano Correia/G1)E deixar assar (Foto: Fabiano Correia/G1)
S. J. dos Campos Cupons

Nenhum comentário: