A história do ReclameAqui
Criado por um cliente frustrado com o atendimento de uma companhia aérea, o site deixou de ser um amontoado de desabafos para se tornar um site que resolve os problemas dos consumidores
REDAÇÃO ÉPOCA
10/08/2013 10h01
Kindle
É hábito cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros checar as empresas antes de fechar uma compra ou contratar um serviço. Essa é a principal atividade no ReclameAqui, o maior site de atendimento ao consumidor do Brasil. Criado em 2001, o site recebe diariamente cerca de 500 mil consultas de consumidores que querem saber mais sobre a reputação das empresas. “As empresas adoram o ReclameAqui. São essas consultas que geram as vendas”, afirma Maurício Vargas, fundador e presidente do site.
Vargas começou o ReclameAqui depois que de reclamar e ser ignorado por uma companhia aérea. Um voo entre Campo Grande (MS) e São Paulo atrasou e teve overbooking. Vargas era um dos passageiros e perdeu uma oportunidade de negócio na capital paulista por causa disso. Reclamou de todas as formas possíveis com a companhia aérea, que não se importou. Foi então que criou uma página na internet para que outros consumidores indignados como ele pudessem reclamar.
No começo, não deu certo. No primeiro ano, foram menos de 29 reclamações – não atendidas. Mas, aos poucos, as reclamações aumentaram e apareceram mais na internet. As empresas começaram a ficar preocupadas com sua imagem e passaram a responder aos consumidores via ReclameAqui. Hoje, a empresa registra cerca de 10 mil reclamações por dia, com um índice de 72% de resolução. Vargas costuma dizer que a multa do ReclameAqui para as empresas que não respeitam o consumidor é aplicada em sua imagem. “A reputação está ficando mais importante do que o preço”, afirma.
O site hoje tem mais de 70 mil empresas cadastradas que podem ser consultadas.
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