Evite esses sites
27 de NOVEMBRO de 2012
Procon-SP divulga lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor ao fazercompras pela internet
A lista de sites não recomendados pela Fundação Procon-SP está disponível na página principal doórgão no link "Evite esses sites", contendo endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social daempresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de "fora do ar" ou "no ar". Veja aqui a lista.
O Procon-SP recebeu reclamações desses sites por irregularidades na prática de comércio eletrônico,principalmente por falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e não obtém resposta dosmesmos para a solução do problema.
De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor.
Para Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos mal- intencionados, que emalguns casos continuam no ar lesando o consumidor. "Denunciamos os casos ao D epartamento dePolícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro dedomínios no Brasil, mas, o mais importante é que o consumidor consulte essa lista, antes de fecharuma compra pela internet, para evitar o prejuízo".
Dicas
O Procon-SP mantém disponível no site o "Guia de Comércio Eletrônico" com dicas e cuidados que oconsumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços pela internet.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidadeou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dosPoupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode serregistrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço :http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto paraorientação sobre qualquer outro problema de consumo .
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
28/11/2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário