Nossa Região
November 11, 2012 - 02:00
Copa faz procura por cursos de aviação disparar no Vale
Aluno do curso de mecânica no aeroclube de São José Foto: Warley Leite
Piloto, comissário e até mecânico de aeronaves: demanda por cursos sobe 75%; altos salários chamam a atenção
Paulo Lopes
São José dos Campos
De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016 no Brasil, os cursos na área de aviação recebem cada vez mais alunos. A alta chega a 75% na região.
No aeroclube de São José a procura pelo curso de piloto de avião aumentou 30% em relação ao ano passado. Já para aulas de comissário de voo a variação foi de 20%.
Segundo o coordenador dos cursos teórico do aeroclube, Paulo César da Silva, o motivo principal pelo aumento é a oportunidade de conseguir um bom emprego.
“Além dos eventos que esportivos no Brasil, as empresas estão em constante renovação de funcionários e não é um trabalho que fica restrito ao mercado brasileiro”, afirmou Silva.
Já na escola Tas de São José, as três turmas por ano do curso de comissário de voo vivem cheias.
As aulas são ministradas somente no período noturno e, justamente pela alta procura, o sócio e diretor da escola, Mario Renó Faria, está pensando em abrir uma turma de manhã. “Nós temos um banco de currículos aqui na escola e sempre tem empresas precisando de profissionais”, disse.
Na TAS também é oferecido o curso de técnico em manutenção de aeronaves.
No aeroclube de Taubaté, a procura aumentou 75% este ano em relação ao ano passado. Para o presidente do Aeroclube Regional de Taubaté, José Amado de Aguiar Filho, o futuro do transporte será o avião.
“O futuro do transporte em massa no Brasil não será por trem-bala, ou ônibus, mas por via aérea, notadamente com empresas chamadas de baixo custo, regionais, com trechos curtos e operação em aeródromos em cidades estratégicas”, disse.
Para ele o efeito da Copa e das Olimpíadas além das constantes reportagens sobre os gargalos dos aeroportos estão a motivar cada vez mais interessados na carreira.
Perfil. Normalmente quem procura os cursos de comissário de voo são mulheres entre 18 e 28 anos. Já o perfil dos estudantes de mecânica e manutenção em aeronaves e pilotos de avião é de homens recém saídos do ensino médio ou que já possuem algum outro curso técnico.
O estudante de mecênica e manutenção de aeronaves Luiz Fernando Gomes, 23 anos, já trabalha no área, no setor de chapemento aeronáutico. Mas resolveu fazer o curso para crescer no emprego e aumentar os rendimentos
Preço. Um dos atrativos que chama atenção de quem deseja ser comissário de voo é o custo benefício. As aulas mais o certificado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) --necessário para trabalhar-- saem em média R$ 2.500 e o curso tem duração de seis meses.
O salário inicial de um comissário de voo é cerca de R$ 2.500. Com o tempo, o rendimento pode chegar a R$ 8.000.
A assistente de vendas Helen Walder, 25 anos, faz o curso de comissário pela segunda vez. Há seis anos ela se formou mas não prestou o exame da Anac. “Agora eu estou focada. Da última vez eu era muito nova e não tive coragem de entrar na profissão. Mas eu sempre gostei de aviação e é isso que eu quero para minha vida”, disse.
Para poder pilotar um avião comercial é preciso passar por dois cursos: piloto privado e comercial. O investimento chega a R$ 46 mil. Em uma companhia aérea, o salário inicial de um copiloto é de R$ 6.000 e de um comandante é de R$ 12 mil.
Délio Roberto de Azevedo, 36 anos, está concluindo o curso prático de piloto comercial e até dezembro se forma. Para realizar o sonho, ele abandonou a carreira de engenheiro para se dedicar ao sonho.
A vontade de ser piloto vem desde criança e por influência da família. Ele tem um tio comandante da TAM e o pai trabalhou na Embraer.
FORMAÇÃO
Caçapava terá centro para formar piloto
Caçapava
O CEA (Centro Empresarial Aeroespacial) de Caçapava, que está em construção, reservou um espaço de 200 mil m² para instituições de ensino construírem unidades que disponibilizem cursos na área aeroespacial.
Ainda não há nada fechado, mas já começou a negociação com Etep, Univap, Unitau e Anhanguera, todas com campi no Vale do Paraíba.
A previsão é que, quando o CEA for inaugurado, no primeiro semestre de 2014, as escolas já estejam em funcionamento.
Segundo o diretor executivo da construtora Penido, responsável pelo empreendimento, Rogério Penido, a ideia em ter os institutos surgiu para concentrar os cursos em um só local e atender à demanda crescente por profissionais que o mercado exige.
Segundo ele, o mercado carece de pilotos, mecânicos de aviões e operadores de voos.
Com a integração das instituições no mesmo espaço, ele pretende que custo de formação dos profissionais caia. “Os poucos cursos para piloto existentes são caros”, disse. O centro tem uma área total de 2,4 milhões de m² e o investimento será de R$ 168 milhões.
SAIBA MAIS
São José dos Campos
De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016 no Brasil, os cursos na área de aviação recebem cada vez mais alunos. A alta chega a 75% na região.
No aeroclube de São José a procura pelo curso de piloto de avião aumentou 30% em relação ao ano passado. Já para aulas de comissário de voo a variação foi de 20%.
Segundo o coordenador dos cursos teórico do aeroclube, Paulo César da Silva, o motivo principal pelo aumento é a oportunidade de conseguir um bom emprego.
“Além dos eventos que esportivos no Brasil, as empresas estão em constante renovação de funcionários e não é um trabalho que fica restrito ao mercado brasileiro”, afirmou Silva.
Já na escola Tas de São José, as três turmas por ano do curso de comissário de voo vivem cheias.
As aulas são ministradas somente no período noturno e, justamente pela alta procura, o sócio e diretor da escola, Mario Renó Faria, está pensando em abrir uma turma de manhã. “Nós temos um banco de currículos aqui na escola e sempre tem empresas precisando de profissionais”, disse.
Na TAS também é oferecido o curso de técnico em manutenção de aeronaves.
No aeroclube de Taubaté, a procura aumentou 75% este ano em relação ao ano passado. Para o presidente do Aeroclube Regional de Taubaté, José Amado de Aguiar Filho, o futuro do transporte será o avião.
“O futuro do transporte em massa no Brasil não será por trem-bala, ou ônibus, mas por via aérea, notadamente com empresas chamadas de baixo custo, regionais, com trechos curtos e operação em aeródromos em cidades estratégicas”, disse.
Para ele o efeito da Copa e das Olimpíadas além das constantes reportagens sobre os gargalos dos aeroportos estão a motivar cada vez mais interessados na carreira.
Perfil. Normalmente quem procura os cursos de comissário de voo são mulheres entre 18 e 28 anos. Já o perfil dos estudantes de mecânica e manutenção em aeronaves e pilotos de avião é de homens recém saídos do ensino médio ou que já possuem algum outro curso técnico.
O estudante de mecênica e manutenção de aeronaves Luiz Fernando Gomes, 23 anos, já trabalha no área, no setor de chapemento aeronáutico. Mas resolveu fazer o curso para crescer no emprego e aumentar os rendimentos
Preço. Um dos atrativos que chama atenção de quem deseja ser comissário de voo é o custo benefício. As aulas mais o certificado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) --necessário para trabalhar-- saem em média R$ 2.500 e o curso tem duração de seis meses.
O salário inicial de um comissário de voo é cerca de R$ 2.500. Com o tempo, o rendimento pode chegar a R$ 8.000.
A assistente de vendas Helen Walder, 25 anos, faz o curso de comissário pela segunda vez. Há seis anos ela se formou mas não prestou o exame da Anac. “Agora eu estou focada. Da última vez eu era muito nova e não tive coragem de entrar na profissão. Mas eu sempre gostei de aviação e é isso que eu quero para minha vida”, disse.
Para poder pilotar um avião comercial é preciso passar por dois cursos: piloto privado e comercial. O investimento chega a R$ 46 mil. Em uma companhia aérea, o salário inicial de um copiloto é de R$ 6.000 e de um comandante é de R$ 12 mil.
Délio Roberto de Azevedo, 36 anos, está concluindo o curso prático de piloto comercial e até dezembro se forma. Para realizar o sonho, ele abandonou a carreira de engenheiro para se dedicar ao sonho.
A vontade de ser piloto vem desde criança e por influência da família. Ele tem um tio comandante da TAM e o pai trabalhou na Embraer.
FORMAÇÃO
Caçapava terá centro para formar piloto
Caçapava
O CEA (Centro Empresarial Aeroespacial) de Caçapava, que está em construção, reservou um espaço de 200 mil m² para instituições de ensino construírem unidades que disponibilizem cursos na área aeroespacial.
Ainda não há nada fechado, mas já começou a negociação com Etep, Univap, Unitau e Anhanguera, todas com campi no Vale do Paraíba.
A previsão é que, quando o CEA for inaugurado, no primeiro semestre de 2014, as escolas já estejam em funcionamento.
Segundo o diretor executivo da construtora Penido, responsável pelo empreendimento, Rogério Penido, a ideia em ter os institutos surgiu para concentrar os cursos em um só local e atender à demanda crescente por profissionais que o mercado exige.
Segundo ele, o mercado carece de pilotos, mecânicos de aviões e operadores de voos.
Com a integração das instituições no mesmo espaço, ele pretende que custo de formação dos profissionais caia. “Os poucos cursos para piloto existentes são caros”, disse. O centro tem uma área total de 2,4 milhões de m² e o investimento será de R$ 168 milhões.
SAIBA MAIS
Crescimento
A procura na região por cursos na área de aviação civil cresceu até 75% este ano em relação ao ano passado
Motivo
Efeito Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 além da expansão das frotas de avião
Perfil
O perfil dos estudantes depende do curso. Para comissário de voo, a maioria dos alunos é mulher entre 18 e 28 anos. Já para piloto e mecânico de aeronaves, a maioria é homem recém saído do ensino médio
Comissário
O tempo do curso para comissário é de quatro a seis meses e o custo chega a R$ 2.500
Piloto
Todas as etapas até se formar em piloto comercial demoram cerca de dois anos e custam cerca de R$ 46 mil
Pilotagem
Os três aeroclubes da região, São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá, possuem cursos de para piloto de helicóptero e de avião
Comissário
No próprios aeroclubes da região. Em São José o curso também é oferecido no TAS
A procura na região por cursos na área de aviação civil cresceu até 75% este ano em relação ao ano passado
Motivo
Efeito Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 além da expansão das frotas de avião
Perfil
O perfil dos estudantes depende do curso. Para comissário de voo, a maioria dos alunos é mulher entre 18 e 28 anos. Já para piloto e mecânico de aeronaves, a maioria é homem recém saído do ensino médio
Comissário
O tempo do curso para comissário é de quatro a seis meses e o custo chega a R$ 2.500
Piloto
Todas as etapas até se formar em piloto comercial demoram cerca de dois anos e custam cerca de R$ 46 mil
Pilotagem
Os três aeroclubes da região, São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá, possuem cursos de para piloto de helicóptero e de avião
Comissário
No próprios aeroclubes da região. Em São José o curso também é oferecido no TAS