Investigação
Rose tratou com Lula das nomeações dos irmãos Vieira
Reportagem do site de VEJA publicada nessa terça-feira mostrou que Rosemary negociou cargo na Anac para sua filha Mirelle durante uma viagem internacional que fez ao lado do então presidente Lula
Rosemary Nóvoa de Noronha e Lula (AE e Reuters)
Relatório de inteligência da Polícia Federal revela que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha disse aos irmãos Rubens e Paulo Vieira que trataria de suas nomeações para agências reguladoras com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento não cita nominalmente o petista, mas investigadores da Operação Porto Seguro - que desmantelou a organização infiltrada em órgãos públicos para venda de pareceres técnicos - estão certos de que Rose se referia a Lula ao escrever "PR". O jargão é usado no governo para se referir ao chefe do Executivo.
Leia também:
Para ganhar cargo, Vieira alegava que Anac era ‘muito’ tucana
'Nunca fiz nada ilegal', diz RosemaryCom diploma falso, Rose emplacou ex na seguradora do BBCyonil Borges diz ter recebido suborno para ajudar Dirceu
Para ganhar cargo, Vieira alegava que Anac era ‘muito’ tucana
'Nunca fiz nada ilegal', diz RosemaryCom diploma falso, Rose emplacou ex na seguradora do BBCyonil Borges diz ter recebido suborno para ajudar Dirceu
Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe do esquema, era diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Seu irmão Rubens foi nomeado diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos no governo Lula.
Os e-mails entre Rose, Paulo e Rubens - aos três são imputados crimes de corrupção e tráfico de influência - estão copiados no capítulo "troca de favores", do dossiê número 9 da Porto Seguro, rotulado de R9 pela PF. A transcrição das correspondências preenche dois volumes de 250 páginas cada. As citações em código também fazem menção ao ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, segundo as investigações.
Os analistas demonstram perplexidade ante a intensa dedicação da ex-chefe de gabinete para nomeações e obtenção de mimos. "Diante de tantas trocas de favores buscou-se produzir, com base nos elementos de prova colhidos até o momento, uma relação sobre favores, pedidos, cobranças, ou vantagens que Paulo pede para Rose, e também, favores, cobranças, pedidos ou vantagens que Rosemary pede para Paulo."
Ajuda materna - Reportagem do site de VEJA publicada nessa terça-feira mostrou, em primeira mão, que Rosemary negociou um cargo na Anac para sua filha Mirelle durante uma viagem que fez ao lado do então presidente Lula, à África e Ásia, em 2010. VEJA já haviaadiantado na sexta-feira que Rosemary usava o nome do presidente para obter benefícios e fazer basrganhas. A auxiliar voo na comitiva presidencial sem que seu nome constasse nos registros oficiais. Em troca de e-mails com Paulo Vieira, ela diz: “A Mirelle já te enviou os documentos? Peço a gentileza de só nomeá-la depois de eu confirmar com o PR. Estou em Maputo. Embarco para Seul na 4ª-feira com ele, aí após conversar te aviso.” Nesse e em outros e-mails da dupla, Lula é tratado como PR, abreviação para presidente da República.
(Com Estadão Conteúdo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário