segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Se o advogado “te enrolar” para nunca fornecer alguma cópia do seu processo, Atenção! Algo pode estar errado descubra por quê?
OBS: Vá até o Fórum com o número do seu processo, e diga que deseja vê-lo. Sem tirar da secretaria, e somente para ler, não paga nada. Apenas você deve ler com bastante atenção o que está nos autos. Se estiver entendendo desde o começo, não haverá dificuldades em descobrir o motivo da recusa. Com certeza encontrará o que procura. Eu fiz esta parte e por causa disso pude comprovar a fraude. Então, tirei as cópias de tudo que precisava ( depois de muito tempo e muitos fatos estranhos, é que eu desconfiei da covardia). Infelizmente já era tarde, não entendia nada no começo da ação, confiava totalmente em todos, acreditava na lei e na Justiça. Apesar de tudo consegui recuperar alguma coisa. Ninguém pode imaginar o que eu senti quando descobri o quanto fui ingênua e a forma que me fizeram de idiota. É só passando pelo problema para entender. Por isso e muito mais acompanhe tudo da melhor maneira possível. Lembrem-se, as cópias para o acompanhamento de sua defesa é um direito seu. Tente obter a xérox de tudo, passo a passo. Nunca somente para guardar e sim entender toda sua defesa se não, corre o risco de ser lesada e ainda agradecer quem te deu prejuízo. Tudo porque não desejou entender seus direitos e muito menos seu processo. Indiferente de seu procurador ser ou não bom profissional, é normal que acompanhe tudo. O bom advogado até oferece as cópias para você, ele não tem nada a esconder.
OUTRAS DICAS: Evite se estressar ao conversar com seu advogado, procure agir sempre com diplomacia. Não pode ofendê-lo deixando claro suas desconfianças. Você tem direito a informações e de um patrocínio fiel, não de acusá-lo sem provas. Se confirmar que algo está errado não se desgaste em vão, sua única saída é trocar de profissional (peça o substabelecimento). “Ao precisar transferir sua defesa para outro, você tem direito a pegar de volta tudo que está com seu advogado, como: documentos, papéis, etc. pois ele não pode negá-los a você com a desculpa de que os honorários não foram pagos.” Se ele causou prejuízos a você, pague o proporcional se for o caso. Leia o que está escrito no seu contrato, compare com sua defesa e negocie . Pesquise qual a melhor forma para buscar seus direitos. Se houver tempo para corrigir as falhas faça logo. Talvez consiga outro profissional que atenda seus interesses antes que seu processo siga para o Tribunal do seu estado (no caso de recurso, segunda instância) Se informe e não se esqueça: para tudo existe um prazo na Justiça. Se seu advogado perder esse prazo você poderá perder a causa, ou seu processo ser arquivado, extinto etc. No mínimo ser bastante prejudicada. O prejuízo é seu portanto, você é punida, ele não. Não é surpresa alguma porque por aqui, é comum “a corda sempre arrebentar para o lado do mais fraco”.
Saiba que somente terá condições de acompanhar e entender o processo se estiver com os documentos principais em seu poder. Além da citação/petição inicial, mais acontestação etc. você deverá ter a sentença, que é a resposta do juiz sobre sua defesa. Na medida em que as etapas vão acontecendo, você poderá solicitar a cópia de algum documento que tenha alguma dúvida. Lembre-se, a secretaria do Fórum pode fornecer a você o que precisar sem permissão do seu procurador. O processo é seu, você é parte dele. É muito importante que saiba todos os passos de uma defesa justa e entenda. Compare com tudo que combinou com seu advogado e o que foi realmente solicitado e provado para beneficiá-la. Antes que toda a documentação siga para o Tribunal de Justiça, você ainda terá uma chance de trocar de advogado e consertar tudo que for possível (se perceber que foi prejudicada). Não se esqueça de que poderá também acompanhar o andamento pela internet, basta ter o número do seu processo. Sempre que precisar entender um termo jurídico, pesquise. Pena que não dá para fazê-lo na audiência. Muitas vezes não há condições de raciocinar por isto é tão importante o patrocínio fiel do advogado, (ele foi preparado para isto, você não.) Se perceber que algo está errado, sua única chance é não assinar contra você mesma. Como já foi dito, é só um exemplo da confusa e contraditória lei brasileira. Isso tudo quer dizer, que nem sempre estar acompanhada de um advogado e pagar caro pelos seus serviços garante sua segurança de ampla defesa (como foi o meu caso).
Muita atenção em todos os detalhes! Acredite, por mais informações que você tenha pouco significa diante das “brechas” contradições, complexidade da Justiça, e dos profissionais desonestos (mas, poderá ser muito pior se não houver interesse em conhecer seus direitos).
ACESSE:-
Nenhum comentário:
Postar um comentário