NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
July 27, 2012 - 03:28
Vale atrai investimentos em novas instalações industriais
Galpão industrial em construção na divisa entre São José e Caçapava Foto: Warley Leite
Locação de galpões é novo foco do segmento imobiliário na região, que tem 337 mil metros quadrados de área construída
Xandu Alves
São José dos Campos
O Vale do Paraíba tornou-se atrativo para um tipo de negócio imobiliário que tem trazido cada vez mais investimentos para a região. Trata-se da construção, venda e locação de galpões industriais, que servem para a instalação de novas empresas.
A localização privilegiada no eixo Rio-São Paulo, a variedade de opções e o preço do metro quadrado são os atrativos para o mercado crescente dos galpões.
Referência no seguimento, a Herzog Imóveis Industriais e Comerciais coloca o Vale como “dono” de 21,5% de todo o estoque de galpões no interior do Estado, que chega a 2,8 milhões de m².
São 337 mil m² de área construída na região, sendo que São José abocanha a maior fatia, com 250 mil m². Jacareí tem 47,5 mil m² e Taubaté, 40 mil m².
“A falta de terrenos em São Paulo e Campinas levou as empresas a olhar para o Vale, que recebe muitos investimentos e tem ótimas condições para crescer no mercado”, disse Simone Santos, diretora de Serviços Corporativos da Herzog.
Outro ponto a favor do Vale, segundo ela, é o preço do metro quadrado. O valor pedido para locação de galpões na região é de cerca de R$15/m², enquanto a média do interior é de R$17,30/m².
Na avaliação da Herzog, 41% dos galpões industriais do Vale ainda estão vagos. Mas as unidades começam a ser procuradas e negociadas.
Vice-presidente da Asseivap (Associação das Empresas Imobiliárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Marco Antônio Vasconcelos reconhece que se trata de um setor novo, mas com boas perspectivas de expansão. “As estrutura pré-moldadas são rápidas de construir e atraem as empresas.”
Indústrias encomendam instalações
São José dos Campos
Indústrias encomendam instalações
São José dos Campos
Uma das modalidades de construção de galpões industriais que ganha fôlego no Vale do Paraíba é a sob encomenda e adaptada.
É quando o empreendedor ergue a estrutura já tendo a locação assegurada com o investidor, aquele que abrirá a empresa.
O formato é favorável aos dois lados. O investidor garante um contrato de locação de, no mínimo, 10 anos e o empresário recebe a estrutura adequada ao seu negócio.
“Muitas empresas preferem alugar um imóvel para ter capital e investir no próprio negócio. Assim, a construção sob demanda garante o espaço adequado para a produção específica do empreendedor”, afirmou Simone Santos, diretora de Serviços Corporativos da Herzog Imóveis Industriais e Comerciais. Ela vê potencial na região de crescer nesse mercado de galpões industriais.