quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SEGURANÇA DIGITAL

Acesso ‘IMAP’ dos Estados Unidos no Gmail
Fui ver os detalhes dos meus últimos acessos no Gmail e consta que um tal de IMAP (Tipo de acesso) dos EUA vem acessando minha conta. Devo me preocupar? O que seria isso?
Renan
IMAP é um protocolo de acesso a e-mails, Renan. É usado, por exemplo, para acessar os e-mails do Gmail pelo Thunderbird, Outlook ou programas semelhantes, inclusive aplicativos para celular. Também pode ser usado por outros serviços para acessarem seu e-mail.
Caso você tenha autorizado acesso ao seu Gmail em algum serviço, esse tipo de acesso pode ocorrer, mas fora isso não é um acesso normal e significa que alguém ou algo está, de fato, tendo acesso a todas as suas mensagens de e-mail.
Para ter alguma pista, você pode fazer alguns testes no endereço IP que está acessando sua conta. Dois em especial:
Whois: O Whois fornece informações de identificação sobre o endereço IP. Você pode consultar no site whois.sc. Basta colar o endereço IP na busca que aparece logo na página inicial. Você saberá quem é “dono” do endereço IP, e um nome de um serviço conhecido pode ajudá-lo a saber a origem das conexões.
Lookup Reverso: O lookup reverso também pode ajudar, no caso de o whois não fornecer nenhuma informação útil. Faça o seguinte: abra um prompt de comando (busque o prompt no menu Iniciar do Windows, ou digite tecla Windows+R, cmd e clique em OK) e digite o comando
nslookup ip
Como pode ver na imagem, o resultado mostra que é um endereço do Google, especificamente o serviço de DNS público da empresa. Não há garantia de que o lookup reverso trará bons resultados, mas é sempre algo bom de se tentar.

Nenhum comentário: