quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CUIDADO! VOCÊ PODE SER A PRÓXIMA VÍTIMA!!!

REGIÃO
Jornal O VALE
December 8, 2011 - 04:00

Bandido visa estacionamento

Fachada do hipermercado Nagumo, em Taubaté
Thiago Leon
Sem solução para conseguir indenização por furtos de carros, consumidores fazem denúncia pelo sistema VALEleaks
Taubaté 
]Os estacionamentos de hipermercados e supermercados da região viraram o novo alvo de bandidos.

Somente este ano em São José dos Campos o Procon já registrou seis casos de furtos de veículos em estabelecimentos da cidade e agora as vítimas lutam para conseguir ressarcir os prejuízos.

A auxiliar de planejamento Mariana do Carmo, 21 anos, que denunciou o problema por meio do VALEleaks, luta ao lado do sogro Vanderlei Teodoro da Silva para conseguir indenização pela moto dele que foi furtada em outubro dentro do estacionamento do Extra do Jardim Colinas, seja ressarcida.

“Ele entrou para fazer compras e quando saiu a moto não estava mais lá. Procuramos o supermercado e até agora não temos nenhum retorno”, disse.

Em Taubaté, Carlos da Matta também foi vítima. “Estava com minha filha fazendo compras em setembro no Nagumo e quando saí meu carro, um Uno, sumiu. Procurei os responsáveis, mas tive que entrar na Justiça para tentar recuperar o prejuízo”, disse.

Outro lado.O Extra informou que o caso de Vanderlei está em análise no intuito de elucidar os fatos narrados.

O Nagumo alegou que possui sistemas eficazes de segurança em seus estacionamentos. Em relação ao furto do Uno, o grupo informou que o processo movido por Carlos foi julgado improcedente.


POR DENTRO
OusadiaBandidos aproveitam que vítimas estão no interior de supermercados da região e estão furtando veículos dentro dos estacionamentos

Prejuízo
Clientes reclamam que os estabelecimentos não se responsabilizam pelos prejuízos

ProconDe acordo com o Procon, os estabelecimentos são obrigados a arcar com todos os prejuízos, inclusive com objetos que estavam no interior do veículo furtado. Ainda de acordo com o Procon, o direito é o mesmo para carros e motos furtados em áreas de Zona Azul. Neste caso, os responsáveis por ressarcir prejuízos seriam as a prefeituras ou as empresas responsáveis pelo sistema de cobrança

 
Já há entendimentos na Justiça, que o estabelecimento comercial é responsável pela guarda dos veículos, quando o mesmo disponibiliza estacionamento aos clientes. Devido as más orientações de maus advogados, que por sua vez, assessoram mal os supermercados, muitos destes estabelecimentos deixaram de dar o cartão ou ticket que comprovam que o cliente estacionou seu veículo naquele local. Entendimento este que cai por terra, pois a Justiça entende que se o local faz parte do estabelecimento, este deve ser responsabilizado por sua guarda independente de dar ou não comprovante de estacionamento. Tem uma decisão judicial semelhante a estes casos no STJ a respeito do roubo de veículo dentro de estabelecimento comercial (banco, supermercado, restaurante, etc).
Comentado por Cadu SJC, 08/12/2011 07:32
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: