A EDIÇÃO ELETRÔNICA DO © MOBRAUN - MOVIMENTO BRASILEIROS UNIDOS É REGIDA PELOS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO ( COPYLEFT), QUE VISAM ESTIMULAR A AMPLA CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS E PRODUTOS CULTURAIS. A LEITURA E REPRODUÇÃO DOS TEXTOS É LIVRE, NO CASO DE PUBLICAÇÕES NÃO COMERCIAIS. A CITAÇÃO DA FONTE É BEM VINDA. MAIS INFORMAÇÃO SOBRE AS LICENÇAS DE CONHECIMENTO COMPARTILHADO PODEM SER OBTIDAS NA PÁGINA BRASILEIRA DA CREATIVE COMMONS. NÃO EXALTAMOS RAÇA ALGUMA COMO SUPERIOR A OUTRA.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
SER BOM E SER BOBO
Muita gente confunde o “ser bom” com o “ser bobo”. Grande engano.Ser bom é agir no Bem, no caminho positivo da vida; é ser justo diante das situações; e é saber defender-se das adversidades, enfrentando e resolvendo problemas.Ser bobo é aceitar tudo; é não ter opinião própria, é fechar os olhos às injustiças para não desagradar ninguém...
E mais, ser bobo é se deixar usar pelas circunstâncias de maneira consciente, e isso é um erro. Erro de conduta, pois sendo bobos somos levados, muitas vezes, a deixar que se cometam injustiças.
Portanto, não confundamos bondade com bobagem.Deus espera de nós a Bondade, que é a ação provinda do Seu Amor, o Amor Universal. E a Justiça está dentro desse Amor. Ora, ser justo é saber se defender dos maus; saber resolver problemas; saber lidar com o mundo, com os desafios, sejam bons ou maus. Já a bobagem é ato humano daquele que se deixa levar pela dita “maioria”. É aquele que diz e repete coisas das quais não sabe, não domina ou não entende. E quem disse que o Homem sabe mais que Deus?
Não nos iludamos pensando que ajudando ou sendo bonzinhos, com quem você acha que está necessitando ou necessitado de alguma coisa, vai levá-lo, pós morte, ao "céu", para que fique ao lado de Deus Pai ou de seu filho Jesus Cristo, ou que a família ou o vizinho, vai falar bem de você ou tê-lo como um exemplo., pois entre estes necessitados, estão os vilões, pessoas que mesmo doentes,cabelos brancos,arcados pelo seus erros passados, etc, etc... são pessoas portadoras da maldade em seu interior, ridicularizam quem o ajuda, exigem demais, não se esforçam para cooperar com o seu "ajudante bonzinho", são avarentos, querem tudo de mãos beijadas e tagarelam, falando mal de quem lhes estendeu a mão no passado e no presente e com certeza, no futuro.Portanto, ajude sim, mas veja quem você está ajudando, pois do contrário, está sendo bobo, e ninguém, gosta de ser bobo de algum espertalhão, sim ou não?
Ou seja, nada de ser “bonzinho”, porque isso não existe.
Temos que ser bons, sim, mas ser justos diante da vida, que é cheia de adversidades, desafios e maldades.
O que é certo deve ser feito, mesmo que precisemos lutar e brigar por isso. Afinal, isso é a Justiça! Não vamos deixar ninguém nos usar, nem nos fazer de tolos, não é mesmo?
Texto e adaptação
Alvaro Pedro Neves Pereira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário