terça-feira, 12 de julho de 2011


REGIÃO

Jornal O VALE
Julho 12, 2011 - 04:04

Dois homens são espancados em assaltos no centro de S. José

Câmeras do COI flagram jovem sendo agredido
Reprodução/COI
Quadrilha realizou três roubos em menos de meia hora; câmera do COI flagrou uma das vítimas sendo agredida a pauladas
Filipe Rodrigues
São José dos Campos

Dois homens ficaram gravemente feridos após serem espancados por bandidos na noite de domingo, no centro de São José dos Campos, durante assaltos.

A quadrilha realizou três assaltos em menos de meia hora na praça Afonso Pena e na avenida São José. A agressão a um rapaz de 29 anos, foi captada pelas câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) e mostram os ladrões agredindo a pauladas uma das vítima até que ela ficasse desacordada.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local para socorrer o rapaz avistou a outra vítima a poucos metros de distância, também desacordada. Dois dos integrantes da quadrilha foram presos pela PM próximo à favela do Banhado.

Segundo um porta-voz da corporação, a região central não tem índices criminais elevados.
A Polícia Civil trabalha para localizar os foragidos.

Agressão. A ação da quadrilha começou às 22h40. Segundo a Polícia Civil, dois homens, que estavam perto do Habib’s da Afonso Pena, foram as primeiras vítimas.
“Os ladrões tentaram roubar a bolsa de um deles e como eles se recusaram a entregar, levaram socos e pontapés”, diz o delegado Rubergil Violante.

O segundo assalto foi na avenida São José cerca de 15 minutos depois. A vítima, J.M.O.F, 21 anos, foi espancado até desmaiar. Ele ficou internado no pronto-socorro da Vila Industrial até às 15h de ontem.

Os dois primeiros casos ocorreram em áreas onde não há cobertura de câmeras de vigilância do COI.

Câmera. A última agressão, às 23h11, foi flagrada por uma câmera do COI, que fica entre a avenida e a rua João Dias. As imagens mostram o chapeiro R.S.A, 29 anos, sendo abordado por um homem. A vítima tenta fugir, mas outros três ladrões o cercam e começam a agredi-lo.

Um dos homens, com um pedaço de pau, continua agredindo o chapeiro mesmo quando ele já está desacordado.

Até o fim da tarde de ontem, R. continuava internado, mas não corria risco de vida.

Busca. Os policiais prenderam em flagrante, em um dos acessos que leva ao Banhado, Marciano Pires da Silva, 24 anos, e Douglas Melo de Morais, 24.
Segundo o delegado Violante, eles devem responder por tentativa de roubo, mas devido às imagens, podem ser indiciados por um crime mais grave.

No último dia 23 de maio, um vigia foi agredido por cinco homens na rua Vilaça e, na ocasião, câmeras do COI ajudaram na prisão dos agressores. Eles foram liberados pela Justiça 25 dias depois .

Policiamento não deve ser alterado na região centralSão José dos Campos

A Polícia Militar informou que a região onde ocorreu o arrastão não tem “elevados índices criminais”.

“Há policiais fazendo rondas naquela região e não temos registro alta de roubos e furtos’, diz o capitão Fernando Sadi Stamborowski, porta-voz da corporação.

Segundo ele, nos arredores da praça, as principais ocorrências registradas estão ligadas ao furto e roubo de veículos.

“Era um problema e, por isso, começamos a concentrar operações naquela região visando eliminar este tipo de problema”, diz o capitão.

A PM afirmou que não deverá haver mudanças no policiamento devido à ocorrência do espancamento.

“Foi uma ocorrência pontual. Havia viaturas fazendo rondas e, assim que fomos acionados, chegamos três minutos depois. O socorro também não demorou a chegar”.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa do Cidadão afirmou que a Guarda Civil Municipal também não irá alterar as rondas.

Até maio, foram 57 casos de lesão corporal dolosa no 1º Distrito Policial, que registra as ocorrências na região central de São José, segundo a Secretaria de Segurança Pública.



Nenhum comentário: