sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dilma determina ‘limpa geral’ no Ministério dos Transportes

sex, 15/07/11
por Cristiana Lôbo | G 1


A presidente Dilma Rousseff quer uma faxina geral nos quadros do ministério dos Transportes. A ordem foi dada ao  ministro dos Transportes, Paulo Passos, por telefone. Segundo fontes do Planalto, Dilma tomou conhecimento de novas denúncias envolvendo a pasta pelos jornais hoje e imediatamente telefonou para Paulo Passos. Por três vezes, a presidente repetiu: Quero um limpa geral!
Dilma e Passos tinham conversa prevista hoje no Planalto, por volta do 12h30. Neste horário, foi divulgada uma nota informando a decisão de demitir José Henrique Sadok de Sá, diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Mais cedo, Dilma havia pedido a demissão imediata de Sadok e de Frederico Augusto de Oliveira Dias, que atuaria como assessor da diretoria-geral em reuniões  pelo país. A construtora da mulher de Sadok, a Araújo Ltda., aparece em reportagem do Estadão hoje como beneficiária direta de contratos para realizar obras.
Até o momento, a situação de Luiz Antonio Pagot continua pendente,  embora a tendência de Dilma seja mantê-lo fora, há quem avalie que seria uma punição injusta a demissão ao diretor do Dnit, que está em férias.
Também é pouco provável que Hideraldo Calderon permaneça no cargo. A avaliação feita no governo é a de que a influência de Valdemar da Costa Neto na pasta desencadeou as denúncias que derrubaram o ex-ministro Alfredo Nascimento e a cúpula dos Transportes. O próprio Alfredo Nascimento, quando voltou ao cargo no governo Dilma, já estaria agindo por influência de Costa Neto,  quando centralizou todas as decisões no seu gabinete envolvendo preços e obras.

Nenhum comentário: