FILHO DE KADAFI SERÁ ENFORCADO NA LÍBIA
Seif al Islam, que fazia negócios com empreiteiras brasileiras e era tratado como rei no País, será condenado à morte por enforcamento
11 DE OUTUBRO DE 2012 ÀS 07:38
247 – Filho do ditador Muamar Kadafi, Seif al Islam já veio várias vezes ao Brasil, onde foi tratado com status de rei. Era ele quem comandava os negócios de empreiteiras brasileiras na Líbia. Agora, ele será condenado à morte por enforcamento. Leia, abaixo, o noticiário da Agência Brasil:
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Seif Al Islam, de 40 anos, filho do ex-presidente da Líbia Muammar Khadafi, deverá ser condenado à morte por enforcamento, informou o Tribunal Penal Internacional (TPI). Melinda Taylor, do TPI, disse que foram feitos apelos às autoridades líbias para que Islam fosse julgado pelo tribunal.
O TPI e o governo da Líbia disputam o direito de julgar Islam, preso em Zenten (a 170 quilômetros de Trípoli, capital líbia), em novembro de 2011. A disputa também envolve o ex-chefe dos Serviços Secretos Abdallah Al Senoussi, de 63 anos, extraditado da Mauritânia para a Líbia em setembro.
Em maio, as autoridades líbias apresentaram requerimento para contestar a competência do TPI para julgar Islam, suspeito de crimes contra a humanidade. As duas partes apresentaram argumentos e nas próximas semanas deve ser anunciada uma decisão sobre o impasse.
As autoridades líbias disseram ter provas suficientes para processar Islam. O representante da Líbia no TPI, Ahmed Al Jehani, disse que Islam terá julgamento "justo e equitativo". Mas reconheceu dificuldades no processo.
Para Melinda Taylor, o julgamento de Islam na Líbia "não será movido pelo desejo de justiça, mas de vingança" e alertou para a possibilidade de o filho de Khadafi "definhar na prisão enquanto a Líbia tenta construir um sistema judiciário".
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário