Nossa Região
October 23, 2012 - 11:33
Chaminé da Revap volta a poluir o ar de São José
Revap libera fumaça preta mais uma vez. Foto: Cláudio Vieira
Labareda atingiu mais de 10 metros de altura; poluição intensa e só começou a diminuir depois de uma hora
São José dos Campos
Uma grande mancha de fumaça preta foi dissipada nesta terça-feira pela manhã da chaminé da Revap (Refinaria Henrique Lage), na zona leste de São José dos Campos. A fumaça foi acompanhada por uma forte labareda, que atingiu mais de 10 metros de altura. A poluição foi intensa por pelo menos uma hora, entre 9h30 e 10h30 --momento que a fumaça preta começou a diminuir.
Foto: Thiago Leon
O VALE esteve nos bairros próximos à refinaria, onde moradores acompanhavam o fato de perto. "Isso (fumaça preta) às vezes acontece, mas assim desse jeito eu nunca tinha visto", disse o pintor Donizetti Nunes da Silva, 51 anos, morador da Vila Tatetuba (leste).
Outro lado. Por meio de nota, a assessoria da Petrobras informou que uma instabilidade operacional foi a causa do inconveniente.
Veja a nota na íntegra:
A Petrobras informa que a Refinaria Henrique Lage (Revap), Unidade de Operações no Vale do Paraíba, registrou nesta terça-feira (23), às 9h40, instabilidade operacional que gerou variação de ruído e da chama da tocha.
Os sistemas de proteção e segurança foram prontamente acionados. A refinaria está, neste momento, em fase de normalização de suas unidades de processos.
Os sistemas de proteção e segurança foram prontamente acionados. A refinaria está, neste momento, em fase de normalização de suas unidades de processos.