Nossa Região
Jornal O VALE
October 21, 2012 - 02:00
Parque Tecnológico tem até fila de espera para novas empresas
Parque tecnológico de São José dos Campos Foto: Warley Leite
Com 6.000 metros quadrados, centro atual tem capacidade de abrigar 25 empresas; novo espaço já está sendo construído
Chico Pereira
São José dos Campos
O Parque Tecnológico de São José dos Campos registra fila de espera de empresas interessadas em se instalar no núcleo, localizado em Eugênio de Melo, na região leste.
A direção do complexo atribui a atratividade do Parque Tecnológico à importância do complexo, que vem se transformando em uma das referências do país em pesquisas e desenvolvimento de novos empreendimentos.
Atualmente, o parque possui apenas um centro empresarial, com 6.000 metros quadrados e capacidade para abrigar até 25 empresas.
Diariamente, cerca de 300 pessoas circulam pelo local, diz o diretor do Parque Tecnológico, Horácio Forjaz .
Ele relatou que a procura pelo espaço é grande.
Chamada pública lançada para selecionar novas empresas atraiu seis interessados.
“Existe demanda para a implantação de novos empreendimentos, principalmente os que deixam as incubadoras e necessitam de espaço para crescer e se consolidar”, disse.
A Golden Tecnologia, empresa que há 25 anos a tua no desenvolvimento, fabricação e comercialização de corantes e produtos químicos para a indústria têxtil, é uma das interessadas que aguardam vaga para se instalar no centro empresarial do núcleo.
A empresa instalou um laboratório em um condomínio industrial próximo ao Parque Tecnológico, mas quer expandir a sua área de pesquisa para o complexo.
“O Parque Tecnológico reúne ambiente propício para a interação de empresas e para pesquisas, um dos nossos focos”, disse Lourival Flor, diretor da Golden.
Quem está instalado no parque ressalta as vantagens do espaço. “Um das vantagens é que podemos interagir com outras empresas, além de encontramos prestadores de serviços e fornecedores”, relatou Ivan Santanna, da Adventure Instruments, que desenvolve e produz equipamentos para a área esportiva.
A Adventure estava incubada no Cecompi (Centro para Competitividade e Desenvolvimento do Cone Leste Paulista) e foi a segunda a se transferir para o centro empresarial1, no ano passado.
Segundo Forjaz, 40% dos empreendimentos que ocupam o centro empresarial são da área aeroespacial.
Novo centro vai atrair 50 empresas
São José dos Campos
Em fase de construção, o Centro Empresarial 2, do Parque Tecnológico de São José dos Campos, vai dobrar a capacidade de abrigar novos empreendimentos empresariais e de pesquisa.
A edificação é patrocinada pelo governo do Estado e o investimento é de cerca de R$ 3,2 milhões.
O novo centro terá capacidade para abrigar até 50 empresas em uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, dividida em dois pavimentos.
O centro deve ficar pronto em 2014, mas a direção do Parque Tecnológico vai iniciar o processo de seleção de interessados no segundo semestre do próximo ano.
Ele terá café, lanchonete e módulos de 50 a 180 metros quadrados.
Sr. Casanova, bom dia e ótimo domingo ao Sr. e aos seus! E a todos! Concordo em número, gênero e grau com o que VSª escreveu, em outras palavras, o pensamento de VSª é o que tenho. Sei que lá dentro de Parque Tecnológico é um verdadeiro "Guarda Roupas" de "aspones", apaniguados e pessoas que lá estão, sem terem o que fazerem (?)., Sei também que EXISTEM pessoas sérias, capacitadas e inteligentes, que lá estão pensando na excelência de uma vida melhor para a humanidade, mas o percentual é mínimo. O governo, municipal, estadual e federal, "despejam" milhões nesta local., gostaria de saber o que, quais idéias, quais descobertas, o que fizeram ou fazem de interessante para a população. Poderão até dizerem, _ É segredo, "top secret", não podemos divulgar! Acreditem se quiserem...Um adendo, " A área foi expandida de 188.000 m² para 25 milhões m² através de uma Lei de Zoneamento, e no dia 28 de dezembro de 2010 o parque foi o primeiro parque tecnológico a receber o credenciamento da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, em cerimônia na capital paulista, cumprindo os requisitos previstos no decreto n° 54.196/2009. Centros de Desenvolvimento Tecnológicos O parque possui 5 Centros de Desenvolvimento Tecnológicos (CDTs) voltados para as áreas de energia, tecnologia da informação, aeronáutica, saúde, e para recursos hídricos e saneamento ambiental. Existem também planos para criar CDTs para as áreas espacial, defesa, automotivo, e ferroviário - Wikipédia" PS:- O Sr. José Carlos, vizinho de bairro, com 52 anos, ex-funcionário da Embraer, com curso superior e outros cursos que engrandecem o seu CV, está passando, hoje, domingo, de casa em casa, nas lixeiras, procurando latinhas de alumínio para vender. Vagabundo, incapaz, ocioso? Não e Não!!! Mostrou-me as centenas de CV's enviados e entregues em empresas e comércios e até agora ( 09:43' hs)não foi chamado., Tenho na família um jovem Engenheiro Mecânico, formado em Taubaté há 10 anos, também na mesma situação, não lhe dão oportunidades e enquanto isso na câmara e em outros setores do governo municipal, verdadeiros analfabetos de pai e mãe, lá estão grudados pois "souberam" puxar o saco dos "fictícios poderosos locais". Grato por me ler. Alvaro