quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CARNE DE LAGARTO OU DE CAVALO

NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
February 8, 2012 - 03:02

Especialista reprova comida no abrigo

Nutricionista reprova comida de abrigo para sem-teto do Pinheirinho
Nutricionista reprova comida de abrigo. Foto: Marcelo Caltabiano
Nutricionista diz que comida não tem os nutrientes necessários para uma alimentação saudável
São José dos Campos
A comida servida aos ex-moradores do Pinheirinho nos abrigos da prefeitura não tem os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.
É o que diz a nutricionista Ivania Patricia Cansi, que foi ao abrigo do Jardim Morumbi, a pedido de O VALE, e avaliou o almoço dos sem-teto na última sexta-feira. Na ocasião, o cardápio foi arroz, feijão e três pedaços de carne de lagarto.
“O que dá para notar é que a comida tem muita proteína e aminoácido, mas não tem nada de vitamina e de minerais”, afirmou Ivania, pós-graduada em nutrição funcional.
Ivania disse que uma opção seria reduzir a quantidade de carne e acrescentar verduras e legumes, o que aumentaria a quantidade de vitaminas.
“A falta de vitaminas e minerais causa cansaço, fraqueza, dor de cabeça e sonolência após o almoço. Estão dando comida para encher a barriga, não para nutrir”, disse.
A alimentação é uma queixa constante de quem ainda está em um dos abrigos.
Na quarta-feira, os sem-teto que estão no Vale do Sol jogaram a comida fora após receberem frango com mau cheiro.
No Morumbi,  O VALE constatou que as frutas entregues após a refeição não tinham condições de armazenamento e algumas estavam danificadas. “As condições são precárias. O feijão tinha uma película de gordura que é prejudicial”, disse a nutricionista.
“Essa carne de lagarto parece mais uma carne de cavalo. Está dura e cheia de gordura”, disse o autônomo Paulo Roberto Souza, 40 anos.(*)

Outro lado. Em nota, a empresa que fornece os alimentos para a prefeitura informou que diariamente oferece legumes e verduras. Na nota, a empresa também explica que todas as frutas são higienizadas e compradas diariamente. 
 
Ontem eu e minha família almoçamos arroz, feijão, ovo , farinha e salada de acelga., pergunto a nutricionista:- A minha refeição é balanceada? Se não, como devo fazer para que seja? Como poderia fazer para ter no almoço carne de lagarto ou mesmo de cavalo? O VALE, façam-me o favor, já estão enchendo a paciência com estas conversas ou reportagens... Temos outros assuntos bem mais interessantes a pipocar na cidade., repito, levantem o glúteo ou no popular, a bunda da cadeira estofada e saiam a campo atrás de notícias interessantes e reportagens mais completas. Exemplo, prédios da rua XV que podem a vir desabarem a qualquer momento, qual? Informem-se!!!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 08/02/2012 07:20
Gozado, a moça da foto que nem parece nutricionista não aprova a comida servida, eu e minha familia também não comemos comida balanceada, mas do suor do meu trabalho, porque não enviam estas pessoas ao bom prato, lá eles não reclamariam, ou será que sim, ninguem fala que no nordeste tem pessoas que tomam sopa de papelão, e ainda agradecem a Deus, e ainda mais, regiões que deveriam não estar na linha de miséria, mas nas campanhas eleitorais, aparecem todas bem nutridas, a fome mundial deveria ser combatida, nós somos solidários uns aos outros, quando tem catástrofes, nós ajudamos de coração, agora estas pessoas reclamarem de alimentação, procurem trabalhar e ir a restaurantes que tenham churrasco no cardápio, isto é ajuda temporária, e não permanente, querem de tudo para difamarem o prefeito, mas a mim não é mais surpresa, eu particulamente moro na zona sul próximo dos abrigos e converso com este povo, e não estou vendo reclamação, e sim agradecimentos.
Comentado por Andre Kiel, 08/02/2012 07:02
Honestamente, a forma da reportagem parece apenas uma forma de explorar a notícia um pouco mais. Todos sabemos que uma boa parte dos brasileiros não comem verduras e legumes. Esta é uma boa oportunidade para educar as pessoas em hábitos mais saudáveis, mas este tipo de alimentação no Brasil ainda não é um crime, aliás, boa parte dos brasileiros (que tem condições financeiras para tal) comem assim.
Comentado por Thania, 08/02/2012 06:46
Esses seres humanos estão sendo tratados como os judeus nos campos de concentração da época da Alemanha nazista , é uma calamidade total tratar seres humanos com tanta desumanidade !!
Comentado por Eduardo, 08/02/2012 06:18
Ta complicado; Quando não da carne ( a tal mistura ) o povão reclama .A alimentação com verduras e legumes realmente é super saudavel, só que ainda não se tem este nivel de formação.O que a galera gosta é; churrasco ,cerveja , pinga e pagode.
Comentado por giba, 08/02/2012 06:04
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: