26/05/2011 - 06h00
Autodidata, produtor vira inventor
AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO
José Adauto Vasconcelos, 58, é produtor rural em Lençóis Paulista (287 km de SP). É desses personagens de pouca prosa e avesso a retratos. Mas seus 42 anos dentro dos canaviais começam a fazer história.
Vasconcelos é um dos seis produtores rurais que criaram o primeiro consórcio de fornecedores de cana na região.
Hoje, esse consórcio controla 4.700 hectares e produz 280 mil toneladas de cana por safra.
O grupo é apontado como o melhor exemplo do modelo instituído na região.
Joel Silva/Folhapress
José Adauto Vasconcelos, 58, durante colheita de cana
A educação formal de Vasconcelos foi breve, cessou antes mesmo de completar o 1º grau, mas isso não foi impedimento para o surgimento de um talento: o de administrar canaviais.
A condição de autodidata levou-o a aguçar a intuição, e foi daí que surgiu uma invenção com potencial de reduzir o tempo e o custo para colheita da cana. Um achado, se der certo.
O implemento funciona acoplado a um trator e tem a tarefa de cortar e encostar a cana na fileira preservada em pé. A grande colhedora passa recolhendo as três fileiras.
"Uma colhedora de cana percorre 7 quilômetros num hectare. Se recolher três fileiras ao mesmo tempo, percorrerá 2,3 quilômetros na mesma área. Já testamos e funciona", diz.
Se der certo, o impacto do invento não será modesto. Aliás, também será motivo suficiente para justificar a homenagem que Vasconcelos já recebeu.
É dele o nome dado à LP 454, uma pequena rodovia municipal de Lençóis Paulista com 15 quilômetros de extensão.
Claro! A via liga um canavial a uma usina de cana.
ResponderDenuncie
Este é um brasileiro de verdade , não precisa de midia e nem de se aparecer.Enquanto querem acabar com parte dos agricultores este demonstra que o País é muito maior que Brasilia,Rio o Norte e o Nordeste.
carlos almeida (251)(08h12) há 23 minutos
facebooktwitter
0
0
ResponderDenuncie
Este é um homem que soube reinventar o tempo de sua de sua ocupação. Teve algumas restrições em sua atividade, mas encontro o time correto com sua ideia genial. Encurtar o tempo para colher as lavouras de cana, economisar em até 80% do tempo é genial. O mais importante é que ele não é Emgenheiro Doctor em qualquer Emgenharia, mas atravês de sua esperiência nos campos ele pode criar um mecanismo para dar mais modernidade na colheita de cana de açucar. P A R A B E N S a este B R A S I L E I R O.
A EDIÇÃO ELETRÔNICA DO © MOBRAUN - MOVIMENTO BRASILEIROS UNIDOS É REGIDA PELOS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO ( COPYLEFT), QUE VISAM ESTIMULAR A AMPLA CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS E PRODUTOS CULTURAIS. A LEITURA E REPRODUÇÃO DOS TEXTOS É LIVRE, NO CASO DE PUBLICAÇÕES NÃO COMERCIAIS. A CITAÇÃO DA FONTE É BEM VINDA. MAIS INFORMAÇÃO SOBRE AS LICENÇAS DE CONHECIMENTO COMPARTILHADO PODEM SER OBTIDAS NA PÁGINA BRASILEIRA DA CREATIVE COMMONS. NÃO EXALTAMOS RAÇA ALGUMA COMO SUPERIOR A OUTRA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabens Sr. Jose Adalto Vasconcelos, mais um brasileiro que nao precisou ser engenheiro para inventar uma maquina, enquanto muitos engenheiros por ai fica na sua propria sombra.
parabens!
Postar um comentário