sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EIKE BATISTA, UM BILIONÁRIO POBRE


Negócios

Por que Eike Batista perde e ganha muito dinheiro em um dia

Em 24 horas, empresário que já foi o 7º mais rico do mundo entra e sai da lista das 100 maiores fortunas globais

Eike Batista
A valorização da ação da OGX na bolsa de valores na quinta-feira recolocou Eike Batista na lista das 100 maiores fortunas globais (Jorge Silva/AFP)
Há dois anos, Eike Batista estava no topo do mundo da riqueza. Sua fortuna estava em ascensão e rivalizava com a do megainvestidor americano Warren Buffett, do empresário mexicano Carlos Slim e a do fundador da Microsoft Bill Gates. A promessa era se tornar o número 1 em poucos anos. Mas ao invés de subir, o empresário brasileiro caiu. E agora vive na gangorra do entra e sai da lista dos 100 mais ricos do planeta.
Como é possível perder e ganhar tanto dinheiro em um dia? A gangorra acontece porque os rankings, como o da Bloomberg e o da Forbes, utilizam para o cálculo da riqueza a participação dos empresários em suas empresas com capital aberto na bolsa de valores. Como as ações variam diariamente, a fortuna pode aumentar ou diminuir em 24 horas.
Das 13 empresas que fazem parte do Grupo EBX, seis estão listadas na bolsa de valores - OGX, MMX, MPX, OSX, LLX e CCX - e estão sujeitas aos humores dos investidores na bolsa de valores. Na quarta-feira, por exemplo, a desvalorização de 11,6% das ações da OSX no pregão da bolsa de valores provocou uma perda de 300 milhões de dólares na fortuna de Eike, o que oexpulsou da lista dos 100 mais ricos durante toda a quinta-feira. Ontem, porém, a OGX acumulou valorização de 1,9% e permitiu que Eike recuperasse 247,5 milhões de dólares, valor suficiente para recolocá-lo na 97ª colocação no ranking. A empresa de petróleo OGX concentra um terço da fortuna do empresário.
Nos últimos anos, com as seguidas promessas frustradas feitas por Eike, os investidores passaram a desconfiar dos sucessos dos negócios. O valor de mercado das empresas foi diminuindo, como o da OGX, que foi reduzido a praticamente um quinto da sua maior valorização.

Nenhum comentário: