sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FAYAN AL-GHAMADI, ESTUPRA E MATA A FILHA DE 5 ANOS, PAGA MULTA E É LIBERTO


Enviado por Ricardo Noblat - 
8.2.2013
 | 15h03m
MUNDO

Lama, 5 anos, torturada e morta pelo pai, por Rasheed Aboualsamh

Rasheed Aboualsamh, O Globo
Apesar das dezenas de mortes ocorrendo diariamente na guerra civil na Síria, e de uma onda de violência deflagrada pela policia egípcia contra manifestantes insatisfeitos com a governança do presidente islamista Mohammed Mursi, várias notícias vindas da Arábia Saudita chamam a atenção e uma delas é a aparente absolvição de um clérigo saudita que espancou a sua própria filha à morte.
O xeque Fayan al-Ghamdi foi casado com uma egípcia com quem teve uma filha, Lama. Quando se divorciou da mulher, Fayan ficou com a guarda da filha. Não deixava a mãe visitá-la. Ela somente podia falar com Lama pelo telefone, por poucos minutos cada vez. Até aqui é uma história comum em todas as partes do mundo onde pais separados brigam pela guarda de filhos. Mas Fayan foi grotescamente além, espancando a menina com fio elétrico e cabos de metal, e estuprando-a.
A tortura da Lama durou meses, até que o pai precisou levá-la para um hospital para tratamento de suas feridas. Ela ficou na UTI do hospital por oito meses. Morreu em outubro 2012, em consequência dos ferimentos. Tinha apenas cinco anos.


Fayan foi preso e passou somente quatro meses na prisão. Foi solto na semana passada, depois que um juiz determinou que não podia aplicar-lhe a pena de morte por causa de sua interpretação de um Hadith (ensinamentos do profeta Maomé), que diz que pais não podem ser mortos por matarem seus próprios filhos.
O juiz estipulou o pagamento de apenas US$ 50.000 (R$ 99.415) em indenização para a mãe da Lama. Na Arábia Saudita, a lei permite o pagamento de dinheiro de um assassino condenado para a família da vítima, para se livrar da pena de morte.

Rasheed Aboualsamh é jornalista

Nenhum comentário: