domingo, 17 de fevereiro de 2013

REEVA STEENKAMP ASSASSINADA POR OSCAR PISTORIUS



Polícia encontra bastão com sangue na casa de Pistorius, diz jornal

Reeva Steenkamp, namorada do atleta, foi morta com quatro tiros.
Investigação apura se objeto foi usado para agressão ou como defesa.

Do G1, em São Paulo
58 comentários
Um bastão de críquete coberto de sangue foi encontrado pela polícia na casa do corredor Oscar Pistorius, acusado da morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, informou o jornal sul-africano “City Press”. A modelo foi morta com quatro tiros na última quinta-feira (14) em Pretória.
O atleta olímpico e paraolímpico foi acusado formalmente pela morte da namorada. Fontes da polícia próximas à investigação disseram ao jornal que o crânio de Reeva foi “esmagado”. “Havia muito sangue no bastão”, disse a fonte ao jornal.
A polícia investiga se o bastão foi utilizado para agredir Reeva, que foi baleada quatro vezes, ou se foi utilizado pela modelo como forma de defesa.
O pai do atleta, Henke Pistorius disse em entrevista publicada no jornal “Sunday Telegraph” neste domingo que a família tem “zero dúvida” de que o corredor confundiu a namorada com um invasor em sua casa, uma hipótese que a polícia sul-africana já descartou. A promotoria acusa Pistorius de ter premeditado o crime.
Pistorius chora nesta sexta-feira (15) durante audiência que o acusou formalmente pela morte de sua namorada. (Foto: Antoine de Ras/ AFP)Pistorius chora nesta sexta-feira (15) durante audiência que o acusou formalmente pela morte de sua namorada. (Foto: Antoine de Ras/ AFP)

No sábado (16), a família do corredor já havia se posicionado sobre o assunto, afirmando “refutar veementemente” as alegações da acusação de que o assassinato de Reeva Steenkamp tenha sido premeditado.
De sua casa na África do Sul, o comunicado de Arnold Pistorius, tio do atleta, contestou a versão da acusação, o que poderia fazer com que o atleta fosse condenado à prisão perpétua. “Depois de consultar nossos representantes legais, nós lamentamos profundamente a acusação de assassinato premeditado”, afirmou.
“Não temos dúvida de que não há base para essa alegação e que, incluindo as próprias evidências forenses, refutamos veementemente qualquer possibilidade de assassinato premeditado”. Arnold Pistorius não discutiu as circunstâncias do tiroteio, mas afirmou que toda a família está em "total estado de choque".
Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: Lucky Nxumalo/AFP)Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: Lucky Nxumalo/AFP)
O corredor planejava ter um futuro com sua namorada antes da morte dela, completou o tio do atleta. Pistorius está preso desde quinta-feira (14) pela morte da modelo, que foi atingida por quatro tiros na casa do atleta, através da porta do banheiro.
Reality show
Reeva Steenkamp participou do reality show "Tropika Island of Treasure", da emissora estatal sul-africana "SABC 1", e a TV conseguiu autorização da família para exibir o programa, gravado antes da morte da modelo.
O programa, transmitido às 18h30 locais (14h30 de Brasília), iniciou a transmissão do reality show com uma homenagem, mostrando a imagem da modelo ao lado de sua data de nascimento e morte. A família autorizou a exibição desejando que "todo o mundo possa ver sua filha" e que ela seja "honrada como a jovem feliz, resplandecente, charmosa e vibrante" que era.
Pistorius se apresentou chorando na sexta-feira em seu primeiro comparecimento perante a justiça, que o acusou formalmente pelo assassinato de Reeva Steenkamp.
A polícia esclareceu que a arma utilizada para o crime pertencia a Pistorius, único suspeito neste caso e cuja pena, caso seja considerado culpado, pode ser a prisão perpétua.
Incialmente foi reportado que Pistorius teria atirado na namorada por engano, pensando que se tratava de um invasor de sua casa. A hipótese foi descartada pela investigação, que trabalha com a possibilidade de premeditação. Ele nega a acusação de assassinato.
Reanimar
Pistorius tentou socorrer e reanimar sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, após ela ser atingida por quatro disparos feitos pelo atleta na África do Sul, segundo informações obtidas pelo jornal sul-africano “Beeld”.
De acordo com relatos de testemunhas obtidos pelo jornal, Reeva ainda respirava quando Pistorius desceu as escadas de sua casa com ela no colo. Os seguranças e vizinhos que foram ao local após ouvir os disparos teriam visto a cena.
Ainda de acordo com as testemunhas, o atleta teria tentado fazer respiração boca a boca, em vão. Quando os paramédicos chegaram apo local, também não conseguiram reanima-la, e a modelo foi declarada morta.
Os relatos também apontam que havia manchas de sangue pela casa, no caminho que Pistorius teria feito entre o banheiro onde foram feitos os disparos e o local onde foi encontrado com a modelo. Também havia toalhas pelo trecho.
Equipes de perícia permaneciam na casa neste sábado. Segundo o jornal, a porta do banheiro, por onde foram dados os disparos, foi retirada como evidência. Segundo as primeiras investigações, a modelo estaria sentada no vaso quando foi atingida.
Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show que estreia neste sábado (16) (Foto: AP)Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show que estreia neste sábado (16) (Foto: AP)
Família autorizou imagens de modelo após sua morte (Foto: AP)Família autorizou imagens de modelo após sua morte (Foto: AP)

O atleta é uma fonte de inspiração para milhares de admiradores em todo o mundo. Pistorius nasceu sem o perônio e seus pais decidiram pela amputação de suas pernas abaixo dos joelhos aos onze meses. Durante muito tempo jogou rugby, antes de se lesionar gravemente e passar a se dedicar ao atletismo. Este atleta, apelidado de 'Blade Runner' por correr com duas próteses de fibra de carbono, revolucionou o esporte paralímpico.
Oscar Pistorius deixa corte em Pretória após acusação de assassinato (Foto: AFP)Oscar Pistorius deixa corte em Pretória após acusação de assassinato (Foto: AFP)
A acusação estará representada por um importante membro da promotoria, Gerrie Nel, conhecido por ter enviado à prisão em 2011 o ex-chefe da Interpol e ex-chefe da polícia nacional, Jackie Selebi, por corrupção.
A audiência será retomada na terça-feira no tribunal de Pretória. Neste mesmo dia irá ocorrer o funeral de Reeva Steenkamp em Port Elizabeth (sul), onde vive sua família e onde, segundo os meios de comunicação sul-africanos, ela será cremada.
A audiência, que deve durar até quarta-feira, pode revelar o motivo pelo qual a promotoria considera que o crime foi um 'assassinato com premeditação'. A imprensa indicou que o atleta aparentemente disparou contra Reeva através da porta do banheiro.
Os especialistas da polícia continuavam com suas investigações na casa de Pistorius neste sábado, indicou à AFP.
Muitos admiradores do atleta, chocados e tristes, se negam a acreditar em um assassinato.
No entanto, o julgamento deverá explicar por que Pistorius, envolvido em vários incidentes que colocaram em evidência seu temperamento explosivo, conseguiu conservar sua autorização de porte de armas, em contradição com a legislação.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
tópicos:

Nenhum comentário: