sábado, 9 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIO E SECRETARIA DA SAÚDE DE S. J. DOS CAMPOS/SP NA UTI


NOSSA REGIÃO
February 9, 2013 - 02:04

No cargo há um mês, secretário sai de férias

Álvaro Machuca, secretário de saúde de São José dos Campos Foto: Wendell Marques
Álvaro Machuca, secretário de saúde de São José dos Campos Foto: Wendell Marques
Álvaro Machuca vai ficar 15 dias fora, pouco mais de 30 dias após assumir a principal pasta e vitrine do governo do PT
Beatriz Rosa
São José dos Campos

Um mês depois de assumir o cargo e prometer um mutirão de cirurgias e exames para ‘zerar’ a fila de espera em São José dos Campos, o secretário de Saúde, Álvaro Machuca, viajou para a Austrália.
Segundo a prefeitura, Machuca está licenciado no período de 5 a 19 de fevereiro, por motivos particulares e sem vencimentos. O salário do secretário é de R$ 10.182.
A assessoria do governo informou que a viagem havia sido agendada pelo secretário antes que ele fosse convidado para assumir a pasta.
A pedido do prefeito Carlinhos Almeida (PT), Machuca teria encurtado o período de fora da secretaria.
Com a viagem de Machuca, o secretário-adjunto, Eduardo Guadagnin, assumiu interinamente a pasta.
Ele é filho da vereadora e ex-prefeita de São José, Angela Guadagnin (PT).
Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, Machuca orientou os diretores de departamento a dar prosseguimento aos mutirões de cirurgia já contratados pela administração.

Reação. Lideranças políticas e sindicais criticaram o licenciamento do secretário logo no início de governo.
“Não sei qual a causa desse afastamento mas, se não for por motivo de doença, acho inaceitável. O PT sempre usou a saúde como bandeira para atacar o governo do PSDB. Mas eles ainda não cumpriram o mutirão que prometeram e nem a parceria com a Santa Casa”, disse o vereador Fernando Petiti (PSDB).
A diretora do Sindicato dos Servidores, Zelita Ramos, cobrou o compromisso do governo com as promessas de campanha. “O governo assumiu um compromisso com a população e ele tem que cumprir mesmo com a ausência do secretário”, disse.

Pacote. No final de janeiro, o prefeito Carlinhos Almeida divulgou um balanço das cirurgias contratadas pelo governo na rede conveniada.
Com base em portarias baixadas no ano passado pelo Ministério da Saúde e procedimentos contratados pela administração anterior, o governo firmou convênios extras com os hospitais Pró-Visão, Pio 12 e Municipal.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram contratadas 2.400 cirurgias com uma verba extra de R$ 1,7 milhão do governo federal.
Em janeiro, a prefeitura informou que o mutirão realizou 182 cirurgias de catarata e chamou 1.334 pessoas para realizar avaliação pré-operatória em diversas especialidades.
Pelo menos três novos convênios para a realização de exames e cirurgias estão em análise e devem ser encaminhados para aprovação na Câmara. 
Este secretário Álvaro Machuca, deverá logo, logo, entregar os pontos...foi colocado lá, sem dizer sim ou não e a "realeza" como não tinha(?) no momento outro para fazer o papel de bobo da corte, escolheu-o., foi aí que "importaram" o "baby guadagnin", eu escrevi "guadagnin", não "guaxinin" de Jacareí que deverá ser o próximo Secretário de Saúde de S. José. Quem viver verá! O Alvaro Machuca já está cansado desta aventura e já viu que não vai "rolar" nada a não ser a famosa "embromação". Como "vovó dizia" ( R. Seixas),"meu netinho, eles não passam de uns bostas...". Vovó tinha razão!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 09/02/2013 09:02

Um comentário:

Anônimo disse...

como dizia minha avó, jogaram batata quente na minha mão.. rs.. essa área da saúde é complicada, qto melhor for o atendimento, mais pessoas vc atrai.. rs.. é isso aí.. SJC atende pessoas de várias cidades, inclusive de outros estados.. eu tiro o chapéu para o individuo que conseguir satisfazer 100% o povo.