terça-feira, 21 de agosto de 2012

BRAZCAR, O TRICICLO " MADE IN BRAZIL", UAI!!!

  Negócios
 Motos que são transformadas em triciclos


Empresa de Patos de Minas adota linha de produção com o conceito to order; atende clientes em 20 Estados brasileiros e registra crescimento na ordem de 650% no faturamento após utilizar-se da internet como ferramenta de comunicação

Por Claiton M. Ramos, editor-chefe
Matheus Moura, repórter

Todo empreendedor tem sempre uma boa história de mercado para contar. E o engenheiro Lisandro Queiroz Bicalho, de Patos de Minas, começou a escrever a sua ainda no final da década de 1980. Por mais natural que pareça nos tempos atuais, naquele período, as montadoras ainda não ofereciam caminhonetes de cabine dupla. Mas o mercado queria picapes com cabine dupla. E foi então que Lisandro Bicalho teve uma excelente idéia e criou a Brazcar, empresa especializada em atender necessidades do mercado. E foi assim que passou a transformar picapes simples em modelos especiais, ou seja, de cabine dupla.

O negócio foi sucesso e a empresa se tornou uma das maiores no segmento de “lanternagem” do País. Fazia adaptações em veículos para diversas utilizações, a exemplo de funerárias, micro-ônibus, ambulâncias, além de blindagem de alguns modelos. Mas o negócio principal continuava sendo a duplicação de cabines.
Mas como todo bom negócio alguém sempre vai copiar, não demorou para que as próprias montadoras identificassem esse nicho e começassem a oferecer seus modelos, já de fábrica, com cabines duplas. Com este comportamento, o empresário começava a registrar as primeiras quedas no negócio. 

E, após uma visita à China, Lisandro Bicalho percebeu no mercado de lá uma oportunidade fantástica para o mercado de cá. Mas, agora, nada de veículos quatro rodas. A oportunidade estava, segundo Lisandro, nos veículos duas rodas, ou seja, em motos de 125cc e 150cc.

A redefinição de um negócio

Em dezembro de 2007, a Brazcar teve sua linha de montagem totalmente reformulada para passar a produzir triciclos, utilizando modelos da Yamaha e da Honda. Segundo o empresário, alguns protótipos já tinham sido montados em mEaDos de 2004, mas sem propósito de mercado, apenas para testes. Os testes deram certo e, atualmente, os triciclos da Brazcar já rodam em mais de 20 Estados brasileiros, atendendo as mais diferentes necessidades, como entrega de gás, de produtos de supermercados, padarias, pet shops, serviços públicos e até de passageiros. E tudo isso em pouco mais de um ano e meio.

Fatores como o custo da entrega destas pequenas encomendas e a agilidade foram decisivos para o crescimento do negócio da Brazcar. Um triciclo chega a fazer 35 quilômetros com um litro de combustível, “uma economia que todos os empresário buscam, principalmente quando a proposta é oferecer rapidez a praticidade aos clientes”, explica Lisandro Bicalho, satisfeito com a mudança, pois o faturamento do negócio já está em um novo cenário, bem mais promissor.
O novo formato de negócio contou com consultoria especializada do Centro Tecnológico Automotivo do Senai de Juiz de Fora, que auxiliou no desenvolvimento dos layouts dos modelos e nos trâmites legais, como homologações.


 


Produção

O processo entre desmontagem da moto (apenas zero-quilômetro), preparação do chassi, instalação do eixo, adequação da carroceria e aplicação de uma nova pintura, chega a levar 20 dias. A Brazcar opera no regime to order, ou seja, produz sob encomenda, uma estratégia que simplifica sua cadeia de fornecimento.

Essa estratégia se encaixa nas categorias de configuração sob encomenda; fabricação e montagem sob demanda; e projeto sob demanda, praticamente áreas desenvolvidas pela Brazcar. E a proposta do empreendedor Lisandro Bicalho é comprovada pela consultoria Booz Allen, que identificou, recentemente, que a personalização interfere, positivamente, nos bons resultados de uma empresa.

“Não somos uma revendedora mas uma indústria”, reforça Lisandro Bicalho, que complementa: “Antes de vendermos triciclos aos nossos clientes, oferecemos soluções em transporte ao mercado. Assim, se for necessário algum ajuste ou mesmo desenvolver um modelo exclusivo, nossa fábrica está preparada para atender o mercado”, explica. A empresa trabalha, exclusivamente, com peças nacionais, o que contribui com a reposição de peças e a manutenção em todas as praças atendidas. 

Comunicação

A proposta atual do empresário é divulgar, ainda mais, seu negócio por meio da internet. Instalado no interior de Minas Gerais, na região do Alto Paranaíba, em Patos de Minas, Lisandro Bicalho entendeu que a internet se apresenta como uma ferramenta de comunicação rápida, eficaz e barata para o seu negócio. Antes de figurar nas páginas da internet, a Brazcar vendia em torno de dois triciclos por mês. Não se assuste, mas os resultados da empresa saltaram em 650% após aparição na web. O site da empresa chega a bater 6 mil visitas/mês

Nenhum comentário: