Nossa Região
Jornal O VALE
August 24, 2012 - 02:33
Feirões queimam estoques
Thiago Leon
Montadoras e concessionárias realizam neste final de semana feirões para aproveitar a redução do IPI. Benefício está previsto para acabar em 31 de agosto
Xandu Alves
São José dos Campos
Consumidores que procuram comprar um carro zero mais barato podem aproveitar os feirões de montadoras e concessionárias neste final de semana para garantir o benefício da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O corte, feito pelo governo federal em maio para estimular a venda de carros, está previsto para acabar em 31 de agosto. O Ministério da Fazenda não decidiu se prorrogará a redução do imposto. As lojas trabalham com a expectativa da retomada do valor do imposto. O IPI dos carros nacionais 1.0 caiu de 7% para zero. Carros nacionais até 2.0 tiveram redução de 11% para 5,5% (flex) e 13% para 6,5% (gasolina).
Há veículos novos com descontos de até R$ 3.000 e modelos semi-novos com facilidades no pagamento, entre outras promoções. A expectativa das concessionárias é vender 30% a mais por causa da redução do IPI.
Hoje e amanhã, as principais lojas de carros de São José estarão com ofertas para zerar os estoques, que passam de 2.700 carros, entre modelos novos e usados.
“Os vendedores cancelaram a escala de folga para atender o público”, disse Marco Aurélio Silva, gerente devendas da Itavema Fiat.
“O consumidor encontrará preços diferenciados e opções variadas de financiamento”, afirmou Carlos Alberto Soares, gerente de vendas da Original do Vale, especializada em carros da Volkswagen.
Viviane Batista da Silveira, gerente de vendas da Veibrás, concessionária Chevrolet, aposta nas promoções da marca para atrair os consumidores. “É um ótimo momento para trocar de carro”, disse.
Redução no IPI pode continuar
São José dos Campos
Redução no IPI pode continuar
São José dos Campos
Economistas especializados no mercado automotivo acreditam que o governo federal prorrogue a redução do IPI para os carros nacionais. Para eles, a alta nas vendas no setor desde maio motivará a manutenção do corte.
“Existe um grande risco de queda nas vendas se o governo não prorrogar”, apontou Ayrton Fontes, economista especializado no setor automotivo e autor do blog Economia Brasil. “Certamente haverá a continuidade do imposto reduzido.”
Segundo ele, o consumidor que não conseguir comprar o carro agora não precisa se desesperar. O desconto deve ser mantido em todo o setor.
“Não acredito em mudanças nos preços dos automóveis, muito em função da concorrência no setor”, disse.